Cavaco Silva informa que recebeu líderes do PSD, PS e CDS-PP

Cavaco Silva informa que recebeu líderes do PSD, PS e CDS-PP
| Política
Porto Canal

O Presidente da República, Cavaco Silva, informou hoje que recebeu em audiências sucessivas os líderes do PS, PSD e CDS-PP para "conhecer a avaliação que os respetivos partidos fazem do processo negocial visando alcançar um compromisso de salvação nacional".

No comunicado de apenas um parágrafo, divulgado no ‘site' da Presidência, nada mais é dito sobre o processo de conversações em curso entre os três partidos com vista ao "compromisso de salvação nacional" pedido pelo Presidente da República a 10 de julho.

"O Presidente da República recebeu hoje, em audiência, sucessivamente, o secretário-geral do Partido Socialista, Dr. António José Seguro, o Presidente do Partido Social Democrata, Dr. Pedro Passos Coelho, e o Presidente do CDS-Partido Popular, Dr. Paulo Portas, para conhecer a avaliação que os respetivos partidos fazem do processo negocial visando alcançar um compromisso de salvação nacional", lê-se no comunicado.

Cavaco Silva, que regressou hoje de manhã de uma visita de dois dias às Ilhas Selvagens, recebeu os três líderes partidários no Palácio de Belém durante a tarde, em três reuniões separadas de aproximadamente uma hora.

O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, foi o último a ser recebido e abandonou a residência oficial do chefe de Estado poucos minutos antes das 19:00.

Hoje, ao início da tarde, os três partidos emitiram um comunicado após a "oitava reunião do processo de diálogo interpartidário" no sentido de alcançar o compromisso de salvação nacional proposto pelo Presidente da República, sem referências a próximas reuniões.

A composição das delegações partidárias foi a que tem sido habitual: a do PSD liderada por Jorge Moreira da Silva e integrando Miguel Poiares Maduro e Carlos Moedas, a do PS por Alberto Martins e integrando Eurico Brilhante Dias e Óscar Gaspar e a do CDS-PP por Pedro Mota Soares e integrando Miguel Morais Leitão.

Como observador, esteve novamente o assessor da Presidência da República e antigo ministro da Educação do Governo de Durão Barroso, David Justino.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.