Sindicato diz que greve nos tribunais teve balanço "muito positivo"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 out (Lusa) -- O presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), Fernando Jorge, disse hoje que o balanço dos 23 dias de greve parcial foi "muito positivo", tendo o índice de adesão sido superior a 80%, na maioria das comarcas portuguesas.

Fernando Jorge falava à agência Lusa, a propósito da greve parcial dos funcionários judiciais, de um dia em cada uma das 23 comarcas portuguesas, que teve início a 01 de outubro, nos Açores, e terminou hoje, em Viseu.

O balanço é "muito positivo porque, efetivamente, em praticamente todas as comarcas - tirando uma ou duas, em que a adesão se situou na ordem dos 50/60% -, todas tiveram índices superiores a 80%, nalguns casos mesmo muito perto dos 90% e dos 100%", frisou Fernando Jorge.

Segundo o dirigente sindical, houve vários tribunais encerrados.

Foi o que se verificou "hoje no Tribunal de Viseu, com uma adesão de 100%, há dois dias em Viana do Castelo", assim como "em Bragança, enfim... em todo o país", indicou Fernando Jorge.

Segundo o presidente do SFJ, em todo o país houve "uma manifestação inequívoca do descontentamento, do desagrado e da vontade que os funcionários judiciais têm de resolver estas questões".

A greve visava protestar contra a "desconsideração de que os funcionários judiciais foram alvo na nova organização judiciária", segundo o sindicato.

A paralisação por comarca teve início depois de um dia de greve nacional, a 26 de setembro, que também visava mostrar a "indignação e insatisfação" dos funcionários judiciais em relação aos problemas na justiça.

Entre as exigências dos funcionários contam-se a necessidade de admissão de mais trabalhadores para os tribunais assim como uma resolução para as questões relacionadas com as aposentações e o acesso às categorias de chefia.

Para Fernando Jorge, a "bola está agora do lado do Ministério da Justiça", uma vez que os funcionários judicias mostraram que "têm razão" e que "querem ver resolvidos os problemas existentes na justiça".

Existem atualmente em Portugal cerca de 6.500 funcionários judiciais.

CP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.

Portugal é o 13º país com o maior nível de literacia financeira

Portugal ocupava, no ano passado, o 13.º lugar no indicador global de literacia financeira, em 39 países participantes num inquérito, estando ainda na 7.ª posição no indicador de bem-estar financeiro, adiantou o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.