Gaia cria "Cantinho do Estudo" para alunos mais carenciados de Canidelo

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 31 out (Lusa) - A Câmara de Gaia assinou hoje um protocolo para a execução do "Cantinho do Estudo", um programa para melhorar as condições de alojamento e estudo nas habitações dos alunos mais carenciados da freguesia de Canidelo.

O programa é "um instrumento de melhoria das condições de habitação dos alunos abrangidos e, a reboque, proporciona a definição, na sua casa, de um local específico para o estudo", explica o presidente da Câmara de Gaia em comunicado.

Segundo Eduardo Vítor Rodrigues, a intervenção ganha maior relevância tendo em conta que "o gosto pelo estudo passa muito pelo local que temos disponível em casa".

A intervenção abrangida por este projeto "incluirá melhorias ao nível do edificado", nomeadamente "na cobertura, nas paredes e na caixilharia de portas e janelas do quarto e ou espaço de estudo".

Serão também criados ou adaptados os espaços de estudo, para além de melhorados o mobiliário, equipamento e espaços utilizados pelas crianças e jovens (com a colocação de lavatórios, sanitas, banheiras e bases de chuveiro) e feitas adaptações "que facilitem o acesso à habitação".

O "Cantinho do Estudo" destina-se a "famílias residentes em Canidelo, com crianças e jovens até ao 7.º ano de escolaridade que frequentem estabelecimentos integrados naquele agrupamento, e cujo rendimento mensal per capita seja igual ou inferior ao valor do indexante dos apoios sociais (419,22 euros em 2014), desde que vivam em habitação, própria ou arrendada, há pelo menos dez anos, de forma permanente", explica o documento.

O programa resulta de uma parceria entre a Fundação Manuel António Mota, o Município de Gaia, a freguesia de Canidelo, o Agrupamento de Escolas D. Pedro I e a empresa municipal e "tem como objetivo a promoção da equidade social, o sucesso e prevenção do abandono escolar e a criação de condições para a concretização da igualdade de oportunidade para todos", refere comunicado da autarquia hoje divulgado.

A iniciativa compreende um investimento total de 120 mil euros, sendo financiado em partes iguais, e durante quatro anos, pela fundação e pela freguesia de Canidelo, e comparticipado em espécie com mão-de-obra disponível Câmara Municipal de Gaia.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.

Homem de 70 anos morre em despiste de trator agrícola em Viseu

Um idoso com cerca de 70 anos morreu esta terça-feira na sequência do despiste de um trator agrícola em Pindo, no concelho de Penalva do Castelo, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões.

Primeiro comboio a hidrogénio em Portugal conclui fase de testes com sucesso

O novo comboio a hidrogénio H2 concluiu com sucesso os testes em Portugal, tornando-se no primeiro comboio a hidrogénio a circular em território Nacional, avança a Infraestruturas de Portugal (IP) através das redes sociais.