Centros Municipais de Proteção Civil da Beira Interior equipados com GPS

| País
Porto Canal / Agências

Belmonte, 31 out (Lusa) - Os 13 Centros Municipais de Emergência e Proteção Civil das autarquias integradas na Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) receberam hoje recetores de GPS, que permitem melhorar a sua resposta operacional.

Segundo uma nota da AMCB presidida por José Manuel Biscaia, que também preside à Câmara Municipal de Manteigas, os municípios seus associados receberam hoje os 13 recetores de GPS de dupla frequência e de precisão centimétrica (recetores GNSS L1/L2 incorporados), que custaram 91.300 euros.

O investimento foi realizado no âmbito do projeto ProteCMun - Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos nos Municípios da AMCB, cofinanciado pelo POVT - Programa Operacional Temático Valorização do Território, indica.

O presidente da AMCB, José Manuel Biscaia, citado no documento, refere que o projeto visa equipar os Centros Municipais de Emergência e Proteção Civil dos municípios associados com um equipamento considerado "imprescindível na prevenção e resposta operacional para enfrentar a generalidade das situações de emergência que possam ocorrer na área geográfica dos 13 municípios".

"É um projeto fundamental para a segurança dos cidadãos, uma vez que este equipamento vem melhorar a capacidade de análise e de avaliação de riscos de um incidente, e também aumentar a capacidade de atuação e de intervenção dos meios municipais de protecção civil", sublinha o autarca.

A AMCB refere ainda que os técnicos dos municípios associados já receberam formação teórica e prática sobre a utilização dos novos equipamentos de GPS, que foi realizada em Belmonte.

Constituem a AMCB os municípios de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso (distrito da Guarda) e Belmonte e Fundão (distrito de Castelo Branco).

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.