Estreia nacional de Cirque Alfonse no Teatro Viriato, em Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 31 out (Lusa) -- O Teatro Viriato, de Viseu, vai ser palco da estreia nacional da companhia canadiana Cirque Alfonse, que apresentará o espetáculo "Timber", de 14 a 16 de novembro.

"Timber" inspira-se nas façanhas dos primeiros lenhadores e madeireiros norte-americanos e nos recursos de silvicultura existentes na quinta da família dos seus criadores.

"Quase conseguimos sentir o odor a pinheiro acabado de cortar e a suor dos lenhadores enquanto os elementos de Cirque Alfonse dançam animados por uma banda sonora folk tradicional", refere uma nota de imprensa do Teatro Viriato.

Em palco, "os criadores do espetáculo desenharam invulgares aparatos acrobáticos diretamente influenciados pelos recursos de silvicultura presentes na quinta da família".

"Os artistas realizam incríveis números de acrobacia aérea inspirados nas matérias-primas da floresta. A atmosfera festiva é eletrizante", acrescenta.

A passagem da companhia Cirque Alfonse pelo Teatro Viriato insere-se numa digressão mundial que tem sido aclamada pela crítica.

"'Timber' é um espetáculo de novo circo fantástico que não pode passar ao lado da cidade", disse o diretor do Teatro Viriato, Paulo Ribeiro, durante a apresentação da programação desta temporada.

Segundo Paulo Ribeiro, este espetáculo "inicia uma parceria com o Teatro Nacional de S. João e com o São Luiz, em relação ao novo circo".

Depois do Teatro Viriato, onde será apresentado de 14 a 16 de novembro, "Timber" segue para o São Luiz (21 e 22 de novembro) e para o São João (de 28 a 30 de novembro).

"Este é o primeiro passo de um passo maior", frisou, aludindo ao projeto Circus Lab, que foi um dos vencedores do programa internacional Pegada Cultural -- Artes e Educação, que começará em 2015.

Paulo Ribeiro sublinhou a preocupação que o Teatro Viriato tem em relação ao novo circo, por ser uma área ainda pouco desenvolvida em Portugal, apesar de não faltar público.

"Já demos vários passos, mas sempre muito casuísticos. Desta vez, arranjámos teatros parceiros e, para além disso, ganhámos esta candidatura para a Pegada Cultural", acrescentou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Saiba a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta terça-feira.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.