Prémio Branquinho da Fonseca distingue ex-aequo duas obras para a infância

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 out (Lusa) - O Prémio Branquinho da Fonseca 2013 distinguiu, ex-aequo, as obras "O Primeiro País da Manhã", de Ricardo Gonçalves Dias, com ilustrações de Marta Madureira, e "O cotão Simão", de Ana Rita Faustino, ilustrada por Aurélie de Sousa.

"Os dois trabalhos acabaram ex-aequo e foram escolhidos de um conjunto de 16 obras candidatas na modalidade de literatura para a infância", afirma a Fundação Calouste Gulbenkian, em comunicado hoje divulgado.

O júri deliberou, ainda, distinguir com uma Menção Honrosa a obra "O Vulcão Sopão", da autoria de Elisabete Catarino, pelo "caráter didático e formativo da obra e pela sua atualidade temática".

O galardão é entregue na próxima terça-feira, às 18:30, na sala 1 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O Prémio Branquinho da Fonseca Expresso/Gulbenkian 2013, na categoria de literatura para a infância, tem o valor pecuniário de 10.000 euros, que será dividido pelos vencedores.

No que diz respeito à modalidade Juvenil, "o júri decidiu não atribuir o Prémio, por considerar que, dos originais apresentados, nenhum atingiu o grau de exigência que se impôs desde que o Prémio foi instituído", segundo a mesma fonte.

O júri foi constituído pelos escritores Ana Maria Magalhães, Rita Taborda Duarte e José António Gomes, Fernando Madrinha, representante do jornal Expresso, e Maria Helena Melim Borges, representante da Fundação.

O Prémio Branquinho da Fonseca foi atribuído pela primeira vez em 2001, e tem como objetivo incentivar o aparecimento de jovens escritores, entre os 15 e os 30 anos, de literatura infantil e juvenil, segundo informação da Fundação Calouste Gulbenkian.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.