Rota turística sobre a cal e o barro de Querença arranca em 2015

| País
Porto Canal / Agências

Loulé, 31 out (Lusa) -- A rota turística e cultural "Caminhos da Cal e do Barro" está em desenvolvimento no âmbito no Algarve do "Projeto Querença" e vai ser lançada no início de 2015.

Segundo disse Lusa a responsável pela rota Susana Calado Martins, a par do projeto empresarial, esta rota usa a cal e o barro, enquanto elementos naturais e tradicionais do interior do Algarve, como pretexto para conhecer o território e entendê-lo em termos físicos e naturais assim como as pessoas que nele vivem e viveram e as atividades que nele se têm desenvolvido.

Atualmente, está a decorrer a segunda edição do "Projeto Querença" -- que adota o nome daquela freguesia do concelho de Loulé - lançado em 2011 para combater o despovoamento do interior algarvio, dar nova dinâmica à economia local e permitir que jovens criem novos produtos e empresas.

A rota vai ser apresentada no sábado e no domingo durante o seminário "A Cal e o Barro como produtos culturais e turísticos" que vai decorrer no auditório da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença.

O programa de sábado, 01 de novembro, está preenchido com várias palestras, uma delas sobre a rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz e outra sobre o Museo da Cal de Morón, localizado em Sevilha, Espanha.

No domingo, os participantes vão ter oportunidade de aprender a preparar a tinta de cal e a adicionar-lhe pigmentos naturais recolhidos a partir das rochas do território para obter as cores que eram tradicionalmente utilizadas na época em que a cal era o produto mais utilizado para pintar as casas.

Apesar de ter caído em desuso, a cal continua a fazer parte da memória dos mais antigos e Susana Calado Martins contou que algumas pessoas da aldeia lhe deram informações de como preparavam as tintas.

As propriedades desinfetantes da cal são por vezes comentadas pelas pessoas que a usavam.

"Há pessoas que dizem que antigamente caiavam as casas e tinham as paredes brancas e em condições e que quando começaram a usar as tintas as paredes começaram a ficar bolorentas, porque a tinta não deixa as paredes respirarem e a cal deixa", disse Susana Calado Martins.

SCYS // ZO

Lusa/fim.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.