Crise política: PS deu "sopro" de credibilidade ao Governo, diz PCP

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 jul (Lusa) - O secretário-geral do PCP afirmou hoje que o comunicado da Presidência da República sobre os encontros com líderes de PS, PSD e CDS-PP "não parece nada", criticando os socialistas pelo mero "sopro" de credibilidade ao Governo da maioria.

"Não parece nada. É uma pergunta que deve ser dirigida aos comprometidos, aos envolvidos com aquela proposta do Presidente", afirmou Jerónimo de Sousa quando questionado sobre a declaração publicada no sítio oficial na Internet do Presidente da República, Cavaco Silva.

Naquele texto lê-se que os encontros no Palácio de Belém destinaram-se a "conhecer a avaliação que os respetivos partidos fazem do processo negocial visando alcançar um compromisso de salvação nacional".

"Quero sublinhar que a grande incógnita da posição do PS não invalida já um facto político relevante. Era um Governo que toda a gente considerava morto que deveria ser demitido. O PS deu-lhe um fôlego - nem lhe chamo um fôlego -, foi um sopro para credibilizar aquilo que já não tem credibilidade nenhuma. Naturalmente, o desfecho vai ter uma importância maior", afirmou o líder comunista, após reunião com representantes da Intervenção Democrática (ID), na sede do PCP.

O presidente da ID, que se alia ao PCP e aos "Verdes" (PEV) na Coligação Democrática Unitária (CDU), disse que "não é possível manter por mais tempo a degradação moral, ética e política de que o Governo e a maioria que o apoia têm dado sinal ao país".

"É impossível ter esta situação dramática. Há 15 dias que não há Governo, o país está completamente parado e a situação agrava-se em termos sociais de maneira trágica, mesmo", continuou João Corregedor da Fonseca.

Jerónimo de Sousa prometeu continuar a manter contactos para obter contributos de "muitos patriotas, democratas, independentes, instituições e organizações sociais" com vista a "outro rumo, outra política".

O PCP reuniu-se entre quinta-feira e hoje com dirigentes da CGTP, do BE, do PEV para analisar a crise política e governamental em Portugal.

HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".