Ameaça da falta de água permanece em Bragança

| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, alertou hoje que a ameaça da falta de água para abastecimento à população permanece, apesar de ter tido início a construção de uma nova barragem, a de Veiguinhas.

O autarca falava na cerimónia de homenagem ao antigo secretário de Estado do Ambiente, Pedro Afonso de Paulo, que aprovou, em 2012, a construção da polémica barragem projetada há mais de 30 anos e objeto de sucessivos chumbos ambientais por se localizar no Parque Natural de Montesinho.

A barragem começou a ser construída a 01 de julho, mas só vai garantir uma reserva no verão de 2015, pelo que neste verão e no próximo Bragança continua a braços com o problema da falta de água, segundo o autarca.

"Este ano estamos com o grau de preocupação dos anos anteriores, ou seja mantemos todos os sistemas alternativos em funcionamento, sujeitos a no final do verão, início de outono, a ter ou não que recorrer ao transporte em camiões cisterna", afirmou.

A Câmara de Bragança atribui hoje a medalha "Brasão de Ouro" e o título de cidadão honorário ao ex-secretário de Estado Pedro Afonso de Paulo, que saiu do Governo PSD/CDS-PP poucos meses depois de desbloquear a construção da barragem que é apontada como a solução para o abastecimento.

A distinção foi justificada por ter "ajudado a resolver um problema estrutural", com o autarca social democrata a realçar que o que "está em causa não é a pessoa em si mesmo, mas o valor da decisão que tomou, uma decisão de grande mérito, de grande relevância para a vida dos bragançanos e para o desenvolvimento das atividades económicas".

Esta barragem faz parte do sistema o Alto Sabor e é a única fase do projeto para abastecimento de água à população que faltava concretizar.

O novo equipamento irá juntar-se à atual barragem, a da Serra Serrada, e as duas dão "garantias de segurança no abastecimento de água à população nos próximos 50 anos", assegurou Jorge Nunes.

Pedro Afonso de Paulo disse ter ficado "surpreendido" com a distinção e sublinhou que a decisão de aprovação da barragem resultou de "um conjunto de pareceres e estudos sobre esta matéria, ponderadas bem todas as questões, as de necessidade de água das populações e as relacionadas com a conservação da natureza".

A homenagem foi recentemente contestada pela CDU de Bragança, que acusou o antigo governante de "ter outros interesses que não os das populações", lembrando o percurso profissional de Pedro Afonso de Paulo pelas Águas de Portugal e ministério do Ambiente em dois governos.

"Eu estou muito confortável com a minha decisão e muito contente em ter sido possível conjugar vontades daquilo que eu considero ter sido um bom um compromisso entre todos os interesse em causa", afirmou.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.