Sindicato diz que Junta de Cortegaça vai tentar evitar encerramento do campismo

| Norte
Porto Canal / Agências

Ovar, 31 out (Lusa) - O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios, Serviços, Alimentação, Hotelaria e Turismo (CESAHT) revelou hoje que a Junta de Freguesia de Cortegaça vai tentar evitar o encerramento do parque de campismo dessa localidade de Ovar, anunciado na segunda-feira.

"A Junta de Freguesia de Cortegaça reconsidera a sua posição", lê-se no comunicado, que acrescenta que essa mudança de intenções foi comunicado em reunião esta manhã, "tendo o Executivo ficado comprometido ao pagamento integral imediato do salário correspondente ao mês de outubro e subsídio de Natal de 2014, sem que tal constitua qualquer alteração ao estatuto jus-laboral dos trabalhadores".

O problema com esse equipamento turístico deve-se ao facto de estar entregue há décadas à exploração do Clube de Campismo e Caravanismo "Os Nortenhos", que, segundo afirmam os trabalhadores do recinto na moção assinada em plenário na quinta-feira, "abandonou o Parque sem explicações e se declara impossibilitado de receber a sua prestação de trabalho - despedindo-os, na prática! ".

Os funcionários do recinto decidiram, por isso, "recusar o encerramento do parque, com o consequente 'despedimento coletivo' ilegal e prepotente preconizado pela Junta de Freguesia".

Para essa medida pesou também que "não vem sendo cumprida a obrigação legal de depósito das contribuições retidas na Segurança Social" e que, durante toda a época alta, a exploração do parque foi "rentável".

As entidades interessadas na exploração do recinto prosseguem agora "negociações tendentes a uma solução definitiva do conflito que as opõe, sendo certo que, entretanto, a Câmara Municipal de Ovar e o seu presidente deverão também assumir, na plenitude, as responsabilidades que lhe cabem neste processo".

A Lusa tentou ouvir a Junta de Freguesia, sem sucesso.

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.