Ciclo de Piano em Coimbra assinala I Guerra com obras de 1914 a 1918

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 31 out (Lusa) - O Ciclo Internacional de Piano, que decorre no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), Coimbra, a 13 e 14 de dezembro, vai assinalar a I Guerra Mundial apenas com composições feitas entre 1914 e 1918, o período do conflito.

No evento, que conta com 11 pianistas e uma violinista, poderão ser ouvidas obras dos franceses Claude Debussy e Maurice Ravel e do russo Sergei Rachmaninoff, havendo um destaque ao compositor português António Fragoso, cuja associação é responsável pela organização do ciclo, numa coprodução que envolve ainda o TAGV, a Liga dos Combatentes e a Academia Internacional de Música de Coimbra.

Eduardo Fragoso, presidente da Associação António Fragoso, salienta que a época em questão foi onde "se deu um salto", registando-se "uma evolução na técnica e na criatividade", em que os compositores abandonam o romantismo, assumindo ao mesmo tempo "uma harmonia fantástica".

"António Fragoso, apesar de um compositor que teve uma vida muito curta [morreu em 1918, com 21 anos], deixou muitas marcas na música em Portugal", sublinha Mickael de Oliveira, diretor adjunto do TAGV.

O ciclo vai também estar presente em Lisboa, nos mesmos dias, no Museu do Combatente.

A 04 de novembro, o TAGV recebe também o pianista italiano Ruben Micielli, que irá interpretar obras de Chopin, Liszt, Ravel assim como do português António Fragoso.

Ainda na música, o teatro de Coimbra acolhe no sábado o espanhol ligado à música de intervenção Patxi Andión, "que é aqui muito acarinhado", e o músico Tiago Bettencourt, em dezembro.

No teatro, Mickael de Oliveira destaca a presença a 12 de novembro da peça "Demónios", do sueco Lars Norén, que será representada pela companhia Ao Cabo Teatro, com encenação de Nuno Cardoso.

O TAGV acolhe ainda a 20.ª edição do festival Caminhos do Cinema Português, de 14 a 22 de novembro, continuando também a dinamizar as sessões de cinema de autor - Cinema à Segunda.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.