Hoje é o dia da aprovação do Orçamento do Estado 2015

Hoje é o dia da aprovação do Orçamento do Estado 2015
| Política
Porto Canal

A proposta do Governo de Orçamento do Estado (OE) para 2015 será hoje aprovada na generalidade, apesar de contar com o voto contra de todas as bancadas da oposição.

A votação do documento acontecerá no final de uma ‘maratona' de mais de 10 horas de debate, divididos pelas sessões plenárias de quinta-feira e de hoje.

Imediatamente antes da votação decorrerá a sessão de encerramento que terá a duração de 97 minutos e a seguinte ordem de intervenções: "Os Verdes" (6 minutos), BE (8 minutos), PCP (9 minutos), CDS-PP (11 minutos), PS (15 minutos), PSD (18 minutos) e Governo (30 minutos).

Tal como no ano passado, caberá ao vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, a intervenção do Governo no encerramento no debate na generalidade, prevista para o início da tarde.

O primeiro dia de debate ficou marcado pelas afirmações do primeiro-ministro, sobre a reposição de 20 por cento dos cortes dos funcionários públicos em 2016.

Depois de na abertura do debate Pedro Passos Coelho ter afirmado, a propósito da reposição dos cortes dos salários, que a reversão será integral em 2016 "se outras propostas não forem feitas entretanto", posteriormente, já em resposta a uma pergunta do partido ecologista "Os Verdes", o líder do executivo disse que se for reeleito nas próximas legislativas voltará a propor a devolução de apenas 20% dos cortes salariais dos funcionários públicos em 2016.

"Nos termos do Tribunal Constitucional, a reversão salarial em Portugal em 2016 deverá ser total, porque o Tribunal Constitucional não permitiu que a proposta que o Governo anunciou pudesse em 2016 prosseguir com mais uma devolução de 20% do corte salarial", afirmou.

Mas, acrescentou, caso seja reeleito nas legislativas do próximo ano irá apresentar novamente a proposta chumbada pelos juízes do Palácio Ratton: "Se eu for primeiro-ministro nessa altura não deixarei de apresentar novamente essa proposta, portanto, proporei que a reversão salarial seja de 20% em 2016".

Mais tarde, em resposta à deputada do BE Mariana Aiveca, Pedro Passos Coelho considerou que o acórdão do TC proferido em agosto "não inviabilizou que houvesse a partir de 2016 uma política de reposição salarial gradual".

No primeiro dia do debate, os ataques e críticas ao Orçamento do Governo partiram de todas as bancadas da oposição, com o líder parlamentar do PS, Ferro Rodrigues, a aconselhar o primeiro-ministro a ouvir Manuela Ferreira Leite ou Bagão Félix.

"Em vez de catalogar os seus antigos companheiros, presidentes do PSD e outros líderes de opinião, aconselho-o a ouvi-los melhor, sobretudo a ouvir bem a dra. Manuela Ferreira Leite e o dr. Bagão Félix. Tem muito a aprender, senhor primeiro-ministro", defendeu o ex-secretário-geral socialista, que abriu a sua intervenção no debate com a ideia de que Pedro Passos Coelho "vive como sendo primeiro-ministro de um país imaginário".

Depois da aprovação na generalidade do OE para 2015 segue-se a discussão na especialidade, com os ministros de cada setor. O debate na especialidade em plenário está agendado para 20, 21 e 24 de novembro. Dia 25 terá lugar o encerramento da discussão na especialidade e a votação final global do documento.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.