Câmara celebra protocolo para monitorizar saúde dos habitantes do Sabugal

| País
Porto Canal / Agências

Sabugal, 31 out (Lusa) - A Câmara Municipal do Sabugal vai celebrar um protocolo de cooperação com a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda para monitorizar a saúde dos habitantes, foi hoje anunciado.

"É um protocolo na área da saúde pública para estudo, acompanhamento e monitorização da saúde no concelho do Sabugal", disse à agência Lusa o presidente da autarquia, António Robalo (PSD).

Segundo o autarca, o acordo que será celebrado na segunda-feira, pelas 15:00, no Município do Sabugal, abrangerá todos os habitantes daquele concelho do distrito da Guarda que faz fronteira com Espanha.

"Sabemos que temos uma população idosa, mais sujeita a alterações na área da saúde, e queremos dar resposta a esse segmento da população. Mas, no geral, pretendemos ter uma monitorização e um conhecimento completo da saúde dos munícipes do concelho", disse.

O projeto terá um acompanhamento permanente por parte da Câmara Municipal do Sabugal para, a cada momento, "adequar respostas" aos problemas identificados.

António Robalo disse à Lusa que o acordo entre as três entidades permitirá desenvolver uma cooperação nos domínios da informação e da investigação e a criação de mecanismos de colaboração no âmbito da saúde das populações.

A parceria vai ainda possibilitar a realização de estudos no âmbito da saúde comunitária e da doença e temas relacionados, nomeadamente na área do ambiente, revelou.

"Os referidos estudos, sempre que possível, devem traduzir-se em ações junto das populações, tendo como princípio o seu desenvolvimento e a melhoria da sua qualidade de vida", define o acordo.

O projeto que vai ser desenvolvido junto de todos os habitantes do concelho do Sabugal não tem custos definidos.

"Cada uma das entidades coloca recursos humanos afetos a este projeto. À partida, não temos uma quantia de valor previsto, mas comprometemo-nos a ter os recursos materiais necessários para a realização do trabalho", garantiu António Robalo.

O presidente da autarquia do Sabugal lembrou que a colaboração que vai ser firmada com a assinatura do protocolo surgiu no seguimento do projeto SVD - Sistema de Vigilância Demográfica ("coorte" de base populacional), que está a ser desenvolvido junto dos cerca de 400 habitantes da freguesia de Casteleiro, naquele concelho.

O SVD, promovido pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento da Beira, começou em abril deste ano e também envolve a ULS/Guarda, a UBI, a Direção Geral de Saúde, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e o Centro de Investigação em Saúde Comunitária, entre outras entidades.

O projeto pioneiro vai permitir acompanhar a saúde dos habitantes de Casteleiro e disponibilizar uma base de dados para trabalhos científicos.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.