PCP e “Verdes” condenam “frete” socialista a Governo e maioria “moribundos”

PCP e “Verdes” condenam “frete” socialista a Governo e maioria “moribundos”
| Política
Porto Canal

Os dirigentes do Partido Comunista Português (PCP) e do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) criticaram hoje a postura dialogante dos socialistas com a maioria social-democrata e democrata-cristã, classificando-a como um "frete" ao Governo "moribundo" e "apodrecido".

"O PS já está a fazer um frete à política de direita, um favor a este Governo. Espero que não faça um acordo que o leve a transformar-se de mero cúmplice em parceiro", afirmou o secretário-geral do PCP, após uma deslocação à sede dos ecologistas.

Jerónimo de Sousa voltou a avisar que "ninguém é dono do voto dos portugueses" e que "aqueles que confiaram no PS para uma política de esquerda podem sentir-se desiludidos".

"O mundo move-se. Na luta por um novo rumo, muitos trabalhadores, votantes do PS, estão hoje preocupados como nós e podem vir a mudar o seu sentido de voto", disse.

O PCP já reuniu, por sua iniciativa, com a CGTP, na quinta-feira, com o Bloco de Esquerda, hoje, e ainda vai receber na sua sede lisboeta representantes da Intervenção Democrática, força que participa, juntamente com o PEV, na Coligação Democrática Unitária.

"Nós estamos sempre dispostos a sentar-nos à mesa, partindo de propostas concretas e não de declarações de intenções. O problema não está do nosso lado, está do lado do PS", ressalvou ainda o líder comunista, insistindo na necessidade de renegociar a dívida externa de Portugal.

A deputada do PEV Heloísa Apolónia enalteceu os méritos da moção de censura ao Governo apresentada na véspera no Parlamento, apesar do "chumbo" pela maioria, uma vez que "ninguém sentiu que saía dali um Governo confiável, com dignidade e com credibilidade" e só houve "uma maioria colada a um Governo apodrecido, derrotado".

"O PS afirmou perentoriamente que era preciso eleições antecipadas e pediu a demissão do Governo e, de repente, vai sentar-se com os partidos que formam e apoiam o Governo na Assembleia para definir um compromisso. Mas que compromisso sai de um Governo e uma maioria moribundos?", questionou.

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".