Orquestra de Jazz de Matosinhos e Kurt Rosenwinkel no Voll-Damm de Jazz de Barcelona

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelona, Espanha, 31 out (Lusa) - A Orquestra de Jazz de Matosinhos, com o guitarrista Kurt Rosenwinkel, estreou na noite de quinta-feira o que deverá ser uma residência regular no Voll-Damm Festival Internacional de Jazz de Barcelona, com um concerto na mítica sala Barts.

Depois de em março se ter estreado em Barcelona - com um concerto num dos espaços mais emblemáticos da noite da cidade, a sala Luz de Gas - a OJM estreia agora o projeto que começou há sete anos com o guitarrista.

Um concerto com a sala a dois terços que serviu de apresentação do álbum "Our secret world", com temas como "Zhivago", "Dream of the Old" e "Path of the Heart" entre os mais aplaudidos.

No mesmo palco em que hoje estará a espanhola Pastora Soler e na próxima semana o duo Angus & Julia Stone, a OJM deu-se a conhecer a um público com quem espera agora cimentar uma relação.

Pedro Guedes, um dos responsáveis do OJM - a par de Carlos Azevedo - disse à Lusa que se espera para breve um protocolo que permitirá à orquestra, que tem como 'sede' a Casa da Música no Porto, estar mais ligada a este festival catalão.

Esse protocolo, que poderá estar em vigor já na próxima edição, permitirá que a orquestra portuguesa faça uma residência no festival, um dos mais prestigiados a nível internacional.

Criada em 1999, a OJM iniciou a sua atividade como uma orquestra de autores, divulgando as composições e arranjos dos seus diretores Pedro Guedes e Carlos Azevedo, consolidando-se como uma das formações mais dinâmicas do jazz português atual.

Porto 2001 e um primeiro protocolo com a Casa da Música permitiram ampliar a fama de trabalhos e projetos da OJM, com o desenvolvimento de projetos diversificados em colaboração com músicos de grande reconhecimento.

Os projetos que tem desenvolvido já a levaram a partilhar o palco com os agrupamentos Remix Ensemble, Orquestra Nacional do Porto e Quarteto de Cordas de Matosinhos.

Trabalhou com solistas, compositores e maestros de prestígio como Ingrid Jensen, Bob Berg, Conrad Herwig, Mark Turner, Rich Perry, Steve Swallow, Gary Valente, Dieter Glawischnig, Carla Bley, Stephan Ashbury, Chris Cheek, Ohad Talmor, Joshua Redman e Andy Sheppard e as cantoras Dee Dee Bridgewater, Maria Rita e Maria João.

ASP // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.