Rio de Janeiro avança na urbanização das favelas

Rio de Janeiro avança na urbanização das favelas
| Mundo
Porto Canal

O Rio de Janeiro está a avançar com um ambicioso plano para urbanizar favelas com o objetivo de acabar, dentro de seis anos, com problemas como insalubridade, precariedade das habitações e ameaça de deslizamento de terras.

O programa Morar Carioca, desenvolvido pela câmara do Rio de Janeiro, já chegou a 69 favelas desde 2010, onde foram abertas ruas e praças, construíram-se redes de esgotos e 444 habitações para realojar os que viviam em casas em risco de ruir com deslizamentos de terras na época de chuvas.

A Babilónia é uma das favelas onde foram feitas mais obras num programa que, no entanto, não chegou ainda às zonas mais elevadas e mais pobres da cidade, onde ainda há ruas por asfaltar e casas em "zonas de risco" de deslizamentos, apesar de estarem a uma curta distância dos hotéis mais exclusivos do Rio.

O programa Morar Carioca espera chegar a 124 favelas até 2016, ano em que o Brasil acolhe os Jogos Olímpicos, e a outras 330 até 2020, com um orçamento total de 8.500 milhões de reais (2.817 milhões de euros).

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.