Angola passa a ter órgão único para cobrar impostos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Luanda, 30 out (Lusa) - O Governo angolano aprovou a criação da Administração Geral Tributária, órgão que vai passar a coordenar e gerir todo o processo de arrecadação de impostos, conforme decisão tomada quarta-feira, em reunião do conselho de ministros.

De acordo com informação entretanto prestada oficialmente pelo Executivo, a criação desta entidade insere-se na reforma tributária em curso e vai integrar os atuais órgãos e serviços da Direção Nacional de Impostos (DNI), do Serviço Nacional das Alfandegas (SNA) e do Projeto Executivo para a Reforma Tributária (PERT).

Com esta aprovação final, a nova administração tributária deverá entrar em funções em 2015, visando garantir maior eficiência à coleta de impostos, racionalizando os recursos disponíveis, conforme explicou, a 18 de setembro, o ministro das Finanças, Armando Manuel.

"Para se ganhar mais eficiência no processo da coleta dos impostos, minimizando custos de funções que são hoje duplicadas e simplificando os processos de forma a que possamos potenciar as receitas", disse na ocasião o titular da pasta das Finanças.

Numa economia dependente das exportações de petróleo - Angola é o segundo maior produtor da África subsaariana -, a evolução internacional deste marcado também contribuiu para acelerar a reforma tributária em curso, como admitiu Armando Manuel.

"Apreciámos com bastante atenção o quadro atual do mercado internacional, onde se assiste a uma baixa do preço do petróleo, fruto de um aumento da produção e com destaque aos Estados Unidos da América, que se terá tornado hoje num exportador líquido. Isso despertou ao executivo a necessidade de olhar com bastante atenção ao potencial doméstico, à receita não petrolífera", explicou o governante.

PVJ // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.