António Mexia diz que já esperava manutenção da sobretaxa sobre energéticas

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 out (Lusa) - O presidente da Energias de Portugal (EDP), António Mexia, disse hoje que já contava com a manutenção da contribuição extraordinária do setor energético contemplada na proposta do Orçamento do Estado para 2015, sublinhando apenas que a mesma deve ser temporária.

"Já havia sinais de que a sobretaxa se ia manter para o próximo ano. Há meses que estávamos à espera que tal acontecesse, portanto, não há nada de novo", afirmou o gestor à agência Lusa.

Ainda assim, Mexia salientou que "todas as medidas excecionais devem ter um caráter temporário" e que "o que é temporário, deve ser temporário".

O presidente da EDP acrescentou ainda que, na sua opinião, a medida devia ser "não discriminatória".

Quanto ao impacto desta contribuição extraordinária estimado para 2015, o responsável frisou que o mesmo deverá ser semelhante ao da totalidade deste ano (na ordem dos 50 milhões de euros), já que como esta taxa incide sobre o valor dos ativos das empresas do setor energético, não devem haver grandes variações.

Nas contas relativas aos primeiros nove meses do ano, hoje apresentadas pela EDP, é possível verificar que a EDP pagou 46 milhões de euros no âmbito desta contribuição extraordinária, naquele que foi o primeiro ano da sua implementação após o Governo ter avançado com a medida no Orçamento do Estado de 2014.

O resultado líquido da EDP ascendeu a 786 milhões de euros entre janeiro e setembro, um recuo homólogo de 1% face ao lucro de 792 milhões de euros apurado em igual período de 2013.

DN // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.