BE/Porto acussa empresa municipal de ser "balcão" para imobiliário

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 19 jul (Lusa) -- O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara do Porto acusou hoje o homólogo independente, Rui Moreira, de ter transformado a Porto Vivo -- Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) num "balcão de negócios imobiliários".

"A SRU só reabilitou na verdade uma casa. Tudo o resto foi promoção de especulação e de negócios, não trazendo ninguém para o centro", declarou à Lusa o candidato do BE, José Soeiro, depois de ter visitado um prédio para venda no centro histórico da cidade do Porto, na freguesia de Miragaia.

Segundo José Soeiro, a "SRU, dirigida até há bem pouco tempo por Rui Moreira, não trouxe um jovem para o centro da cidade, não estancou em nada o processo de desertificação -- mais de 20 mil pessoas que abandonaram a cidade nesta última década -- e foi essencialmente a transformação da reabilitação urbana num balcão de negócios imobiliários".

A candidatura do BE, denominada "E se virássemos o Porto ao contrário?", lamentou também o facto de a Câmara do Porto permitir a venda de edifícios que pertenciam ao município e de ter uma visão do centro histórico sem turistas, construído nos "escombros de projetos e de dinâmicas de reabilitação que existiam, designadamente a Fundação para o Desenvolvimento para da Zona Histórica.

O candidato do BE do Porto entende que deve haver um modelo de reabilitação do centro histórico, que seja por um lado integrado, dando atenção à habitação, comércio, equipamentos, combate à exclusão e promoção social e, por outro lado, uma reabilitação de espaços públicos.

"Entendemos que a reabilitação deve ser uma política pública, que deve ser uma prioridade da autarquia e que deve ter como objetivo devolver a cidade às pessoas e garantir que existem casas a preços decentes para as viver no centro", acrescentou José Soeiro.

O BE defende um programa público de investimento de 25 milhões de euros por ano, uma verba que diz ser "pouco mais de metade do Imposto Municipal para imóveis (IMI).

"O IMI deve ser devolvido à cidade sob a forma reabilitação, para recuperar as casas da autarquia e permitir que sejam colocadas a preços acessíveis para os jovens voltarem a morar no centro", referiu.

Para além de José Soeiro, estão na corrida às autárquica, Luís Filipe Menezes (PSD), Manuel Pizarro (PS), Rui Moreira (independente apoiado pelo CDS-PP), Pedro Carvalho (CDU), Nuno Cardoso (independente) e José Manuel Costa Pereira (Partido Trabalhista Português).

CCM // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.