BES desautoriza decisões do BESA na assembleia geral extraordinária

BES desautoriza decisões do BESA na assembleia geral extraordinária
| Economia
Porto Canal

O BES considerou hoje que as decisões tomadas na quarta-feira na assembleia geral (AG) extraordinária de acionistas do banco Espírito Santo Angola (BESA) são "inválidas e ineficazes", pelo que informa que irá "agir em conformidade".

Em comunicado, o BES considera assim que "quaisquer decisões que tenham sido tomadas pelos acionistas na referida reunião são inválidas e ineficazes, pelo que irá agir em conformidade".

De acordo com a instituição liderada por Luís Máximo dos Santos, a representante do BES foi impedida de participar na reunião, sob o pretexto de se ter atrasado.

"Sucede que, face à manifesta preterição das formalidades legais e estatuárias necessárias para que a assembleia pudesse reunir e deliberar sobre qualquer assunto, seria necessário que todos os acionistas do BESA estivessem presentes na reunião e, ainda, que aceitassem deliberar sobre os pontos da ordem de trabalhos, o que não sucedeu", lê-se no documento.

Na AG realizada em Luanda, ficou decidido que o BESA vai passar a assumir a denominação de Banco Económico SA e que entre os novos acionistas encontram-se o grupo público angolano Sonangol e o Novo Banco português.

O BES refere ainda que a assembleia geral foi adiada um dia e "muito embora tenham sido solicitados, não foram fornecidos quaisquer documentos ou propostas sobre os pontos em discussão".

"Sem prejuízo da escassa antecedência da convocatória e da preterição de outras formalidades que dependiam da regularidade da mesma, o BES comunicou que se faria representar na referida Assembleia Geral através da mandatária que indicou para o efeito", refere a instituição liderada por Luís Máximo dos Santos.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.