Sentimento económico sobe em Outubro em Portugal pelo 2.º mês consecutivo

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 30 set (Lusa) -- O indicador de sentimento económico subiu em outubro, tanto na zona euro como em Portugal, sendo que, no caso português, aconteceu pelo segundo mês consecutivo, de acordo com a Comissão Europeia.

Segundo a Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros, depois de quatro meses consecutivos de estagnação ou declínio, o indicador de sentimento económico subiu 0,8 pontos na zona euro (para 100,7), enquanto na União Europeia avançou 0,5 pontos (para 104,0).

Em Portugal, o indicador de sentimento económico subiu em outubro pelo segundo mês consecutivo e fixou-se em 103,1 pontos, mais 1,5 pontos do que em setembro.

No caso português, o sentimento económico melhorou em outubro em praticamente todos os setores "medidos": passou de 0,4 pontos para 3,0 nos serviços, de -23,9 para -23,0 entre os consumidores, de -44,8 para -39,0 pontos no setor da construção e de -6,5 para -6,0 pontos na indústria, enquanto no comércio a retalho passou de 2,0 para 0,7 pontos.

O indicador de sentimento económico calculado pela Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia mede a confiança e as expectativas dos consumidores e empresas quanto à economia.

Para o total da zona euro, a Comissão Europeia indica que a estabilização do sentimento resulta de melhorias da confiança em todos os setores de atividade e destaca os aumentos da confiança no comércio a retalho (0,9), nos serviços (1,2) e na construção (3,1), enquanto a melhoria na indústria foi mais ligeira (0,4).

Já a confiança dos consumidores manteve-se praticamente inalterada (0,3).

Entre as maiores economias que partilham a moeda única, diz Bruxelas, apenas em Espanha se registou a queda do indicador de sentimento económico (-0,7), sendo que aumentou na Alemanha (0,6), em França (1,1), em Itália (0,5) e na Holanda (2,1).

No Reino Unido, o indicador de sentimento económico caiu (2,1) e contribuiu para o avanço menos acentuado do indicador no total da UE.

Também hoje o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulgou que o indicador de confiança dos consumidores portugueses "aumentou ligeiramente" em outubro e atingiu o valor mais elevado em 12 anos.

Segundo o INE, o indicador de confiança dos consumidores (calculado através de inquéritos a particulares) atingiu o valor mais elevado desde maio de 2002 (-24,0 pontos, que compara com os -24,6 pontos de setembro), prolongando a tendência ascendente observada desde o início de 2013.

A recuperação deste indicador deveu-se, de acordo com o INE, "ao contributo positivo das expetativas sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar e da situação económica do país e, em menor grau, das perspetivas de evolução das poupanças".

As expetativas relativas à evolução do desemprego, por sua vez, contribuíram negativamente.

IM (ICO) // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.