Tiago Machado tem um "Bike Tour" para pedalar e ajudar

| Desporto
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Famalicão, 30 out (Lusa) -- Se gosta de pedalar e ajudar, o V Bike Tour Tiago Machado é uma boa sugestão, com os fundos do passeio solidário, organizado pelo ciclista da NetApp-Endura, a reverterem para a associação "Dar as Mãos".

"O Bike Tour Tiago Machado é um passeio de bicicletas que tem o objetivo de incentivo à prática desportiva, nomeadamente ao ciclismo, com fins de cariz social", começou por explicar Tiago Machado, referindo que este ano a sua escolha recaiu na associação "Dar as Mãos", que, desde 1994, promove no município de Vila Nova de Famalicão a integração social e comunitária de pessoas em situação de carência socioeconómica.

"Tiaguinho", como gosta de ser chamado, enche-se de orgulho ao lembrar à agência Lusa que o seu passeio solidário, a decorrer a 09 de novembro, é a mais antiga de todas as iniciativas do género em Portugal e, confessa, a ideia nem nasceu de nenhuma premeditação extraordinária.

"A ideia surgiu numa conversa com um amigo durante um treino. Íamos a dizer que a minha freguesia estava muito `morta´ e que precisava de algo para a dinamizar. Lógico que escolhemos um passeio de bicicletas para isso", contou à Lusa.

Cinco anos passaram e o ciclista, que para o ano voltará ao WorldTour com as cores da russa Katusha, não podia estar mais satisfeito.

"O número de participantes tem vindo a aumentar ano após ano. No primeiro, foram 150 inscritos, no segundo 225, no terceiro 350, e no ano passado fomos 500", enumerou, avançando que, até ao momento, e com mais de uma semana ainda para o evento, o seu Bike Tour conta com 270 participantes.

E Machado deixa o alerta: "mesmo que não seja `profissional´ na arte de pedalar, não deixe de participar, seja pelo facto de estar a contribuir para a associação Dar as Mãos, seja pelos inúmeros prémios que vão ser sorteados entre os participantes".

Qualquer um dos inscritos está habilitado a ganhar um equipamento e um boné da NetApp-Endura, a equipa que o corredor de Famalicão representa até ao final do ano, um bidão da Katusha e um troféu alusivo à prova, com todas as crianças a receberem uma medalha de participação.

O "herói" do Tour -- caiu, entrou na ambulância, voltou à estrada, chegou fora de controlo ao final da décima etapa e foi repescado devido à sua bravura pela organização -- não será o único grande nome da modalidade presente.

"Até ao momento, já confirmaram a presença os meus amigos Nelson Oliveira [ciclista da Lampre-Merida e duplo campeão nacional], Bruno Pires [companheiro de Alberto Contador na Tinkoff-Saxo] e os boavisteiros Daniel Silva, Vergílio Santos e Célio Sousa", revelou.

A inscrição para o passeio, que terá aproximadamente 20 quilómetros e começa às 09:00 de 09 de novembro em Vila Nova de Famalicão, custa cinco euros para adultos e três para crianças até aos 12 anos.

AMG // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Clube anuncia compra de terrenos para academia na Maia

O FC Porto avançou para a aquisição de 14 hectares de terreno na Maia, onde irá construir a nova Academia do clube. O presidente Jorge Nuno Pinto da Costa e o administrador financeiro Fernando Gomes marcaram presença na sessão de adjudicação dos 18 lotes pelo valor de 3,4 milhões de euros.

Sérgio Conceição: "O FC Porto tem que lutar por títulos"

Esta quarta-feira, a partir das 20h15 (Sport TV1), FC Porto e Vitória de Guimarães irão discutir a última vaga no Jamor, onde o Sporting já tem lugar garantido, assim que Artur Soares Dias fizer ecoar pelo Estádio do Dragão o apito inicial da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Na primeira os portistas venceram por 1-0.

Anha Candé: "Vamos dar tudo para ganhar"

Terminada a fase de grupos como a melhor das 32 equipas em prova, eliminado o campeão europeu AZ, em Alkmaar, e o Mainz, na Alemanha, o FC Porto prepara-se para iniciar a Final Four da Youth League diante do AC Milan, em Nyon, na próxima sexta-feira às 17h00 (FC Porto TV/Porto Canal). Na antecâmara da viagem à Suíça, André Oliveira revela que “a equipa está bem”, os jogadores “habituados à pressão” e “otimistas para o que vem aí”, um desafio em que “a mentalidade vai fazer toda a diferença”.