TAP assegura 134 dos 320 voos previstos para primeiro dia de greve

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 out (Lusa) -- A TAP vai assegurar 134 do total de 320 voos previstos para quinta-feira, primeiro dia de greve dos tripulantes de cabine, existindo ainda 4.000 passageiros com reservas para o dia, disse à Lusa fonte oficial da companhia aérea.

Para quinta-feira, a companhia tinha 320 voos previstos, afirmou a mesma fonte, acrescentando que, deste total, vão realizar-se 84 voos da Portugália, seis definidos como serviços mínimos, 10 que a companhia atrasou para sexta-feira e 34 voos de regresso de aviões que estavam fora de Lisboa.

"O restante para o total dos 320 voos teremos de avaliar amanhã [quinta-feira], mediante a adesão à greve", disse.

No que respeita aos passageiros, a TAP tinha 25 mil reservas para quinta-feira, tendo a companhia reduzido este número para 10.500.

"Destes, 2.800 são passageiros da Portugália e 3.700 vão voar nos voos dos serviços mínimos. Há 4.000 passageiros que estão ainda reservados para amanhã [quinta-feira] e só amanhã [quinta-feira] saberemos se conseguem voar, ou não, em função da adesão", afirmou a fonte oficial da TAP.

A mesma fonte disse ainda que a companhia continua a contactar estes passageiros.

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), que representa 2.500 tripulantes de cabine da TAP antecipa uma "grande adesão" à greve, que se inicia às 00:00 de quinta-feira, o primeiro de quatro dias de uma paralisação convocada para reclamar o cumprimento do Acordo de Empresa.

A TAP antecipa "uma significativa perturbação na operação da companhia nestes dias", estimando um custo de cinco milhões de euros por cada dia de paralisação.

CSJ(JNM)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.