BE propõe que milionários paguem a crise e IMI congelado para famílias

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 out (Lusa) - O BE vai propor uma taxa sobre os milionários, o congelamento do IMI e reformas sem penalização após 40 anos de descontos, entre outras medidas, na discussão sobre o Orçamento do Estado para 2015 (OE2015).

"Os milionários aumentaram a um rácio de 10 mil por ano. Nesta definição, fazemo-lo na base dos estudos internacionais - um milhão de dólares, em euros será um bocadinho menos. Quem tem riqueza neste valor deve pagar. Iremos ter uma cobrança extraordinária de IRS que permite ir buscar rendimentos, mas iremos ter propostas sobre o valor imobiliário também que permite ir buscar uma outra parte dessa riqueza, no fundo obrigando a pagar aqueles que têm fugido ao imposto", explicou o líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, em conferência de imprensa, no Parlamento.

A bancada bloquista considera que Portugal é um "país que, como dizia Almeida Garrett, dá a resposta à pergunta 'quantos pobres são precisos para criar um rico?' e a resposta prende-se com 25% de crianças e jovens em risco de pobreza".

"Os ricos, os milionários, as fortunas devem ser chamados a pagar a crise", reforçou o deputado do BE, classificando o OE2015 como um documento "que tem uma base irrealista nas previsões que apresenta, mantém muitos dos cortes que vinham de trás e das maldades que o Governo tem feito ao país" e que "o exemplo da carga fiscal é só um, mas é um grande exemplo".

"Na reforma do IMI, uma das propostas que fazemos é que o património de luxo seja taxado de forma diferenciada do património mais humilde", adiantou, defendendo que "seja proibida a penhora de habitações por dívidas fiscais a famílias carenciadas".

O BE vai apresentar uma proposta para "o congelamento do IMI para as famílias portuguesas", segundo a qual os agregados "não devem pagar mais do que pagaram em 2014".

"O Governo que deixe de perdoar o que tem perdoado aos grandes fundos imobiliários, ao dizer-lhes que só têm de pagar metade para terem o benefício por inteiro", afirmou Pedro Filipe Soares.

Os bloquistas voltam a defender a eliminação da sobretaxa de IRS e o alargamento dos escalões daquele imposto, a reposição do pagamento de trabalho extraordinário e as 35 horas de trabalho semanal.

Relativamente à população mais carenciada, o grupo parlamentar do BE avança com a atualização das pensões mínimas em 25 euros, o reforço de diversos apoios sociais, como o abono de família e o subsídio de desemprego, além do fim das penalizações nas reformas, após 40 anos de trabalho.

"Quem foi penalizado por ter sido obrigado a entrar precocemente no mercado de trabalho não pode ser duplamente penalizado", lê-se no documento com as prioridades bloquistas no qual se reafirma "reformas sem penalizações aos 40 anos de descontos".

HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.