Info

Livro sobre vida e obra do fadista Manuel Fernandes apresentado quinta-feira

| País
Fonte: Agência Lusa

Lisboa, 29 out (Lusa) - A obra "Manuel Fernandes -- Uma história por contar", sobre a vida e obra do criador de "A vassourinha", é apresentada na quinta-feira, no Museu do Fado, em Lisboa.

Da autoria de Julieta Estrela e Nuno C. Lopes, a obra é a primeira biografia daquela a quem a imprensa fadista das décadas de 1940, 1960 e 1970 realçou o talento e a voz.

Editada pela Fundação Manuel Simões, esta biografia resgata as primeiras gravações do fadista na Estoril Discos.

Em 1945, o jornalista Francisco Radamanto questionava-se, no jornal Guitarra de Portugal: "Onde há hoje cantador de fados mais cheio de qualidades, mais verdadeiro, mais fadista que Manuel Fernandes?".

Uma década mais tarde, em 1956, o poeta Silva Nunes escrevia, no jornal Voz de Portugal, que "Manuel Fernandes [cantava] numa verdadeira atitude de soberania na essência da sua voz, provando assim merecer lugar que de jus ocupa na grande craveira artística".

Enquanto em 1965 a revista Plateia dizia que ele era "artista dos mais populares", ao mesmo tempo que indicava que o fadista parecia "ter descoberto o segredo da manutenção da forma ideal, conservando-se, longos anos - apesar de ser ainda um jovem - num plano de invejável realce".

Na obra de Julieta Estrela -- que conheceu Manuel Fernandes e com ele cantou - e de Nuno C. Lopes, são ainda revelados documentos inéditos e factos desconhecidos da carreira de um fadista do qual, em 1987, o jornalista José Rodrigues da Silva, no Diário de Notícias, salientava a grande dedicação à causa do espetáculo.

A obra será apresentada na quinta-feira, às 19:00, no Museu do Fado, em Lisboa, e contará com um apontamento musical com Sandra Marques, após o que será inaugurada uma exposição sobre a vida e obra do fadista (1921-1994).

Nuno C. Lopes é jornalista, enquanto Julieta Estrela se estreou como fadista em 1957, no Café Luso, em Lisboa, depois de ter vencido o concurso "Rainha das Cantadeiras", promovido pelo jornal Voz de Portugal.

Atualmente é presidente da Associação portuguesa dos Amigos do Fado (APAF), de que foi uma das fundadoras.

CP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Publicada lista das 578 escolas onde amianto vai ser retirado. 218 ficam no Norte

A lista das escolas onde o amianto vai ser removido, ao abrigo de um programa que custará 60 milhões e será financiado por verbas comunitárias, inclui 578 estabelecimentos de ensino, segundo o Diário da República.

Portugal com mais seis mortos e 345 novos casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos relacionados com a covid-19 do que na segunda-feira e mais 345 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Criminalidade violenta e grave subiu 3% no ano passado em relação a 2018

 A criminalidade violenta e grave subiu 3% no ano passado relativamente a 2018, tendo sido registados 14.398 crimes violentos, 40 por dia, segundo dados do Relatórios Anual de Segurança Interna que deverá ser aprovado hoje.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.