Livro sobre vida e obra do fadista Manuel Fernandes apresentado quinta-feira

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 out (Lusa) - A obra "Manuel Fernandes -- Uma história por contar", sobre a vida e obra do criador de "A vassourinha", é apresentada na quinta-feira, no Museu do Fado, em Lisboa.

Da autoria de Julieta Estrela e Nuno C. Lopes, a obra é a primeira biografia daquela a quem a imprensa fadista das décadas de 1940, 1960 e 1970 realçou o talento e a voz.

Editada pela Fundação Manuel Simões, esta biografia resgata as primeiras gravações do fadista na Estoril Discos.

Em 1945, o jornalista Francisco Radamanto questionava-se, no jornal Guitarra de Portugal: "Onde há hoje cantador de fados mais cheio de qualidades, mais verdadeiro, mais fadista que Manuel Fernandes?".

Uma década mais tarde, em 1956, o poeta Silva Nunes escrevia, no jornal Voz de Portugal, que "Manuel Fernandes [cantava] numa verdadeira atitude de soberania na essência da sua voz, provando assim merecer lugar que de jus ocupa na grande craveira artística".

Enquanto em 1965 a revista Plateia dizia que ele era "artista dos mais populares", ao mesmo tempo que indicava que o fadista parecia "ter descoberto o segredo da manutenção da forma ideal, conservando-se, longos anos - apesar de ser ainda um jovem - num plano de invejável realce".

Na obra de Julieta Estrela -- que conheceu Manuel Fernandes e com ele cantou - e de Nuno C. Lopes, são ainda revelados documentos inéditos e factos desconhecidos da carreira de um fadista do qual, em 1987, o jornalista José Rodrigues da Silva, no Diário de Notícias, salientava a grande dedicação à causa do espetáculo.

A obra será apresentada na quinta-feira, às 19:00, no Museu do Fado, em Lisboa, e contará com um apontamento musical com Sandra Marques, após o que será inaugurada uma exposição sobre a vida e obra do fadista (1921-1994).

Nuno C. Lopes é jornalista, enquanto Julieta Estrela se estreou como fadista em 1957, no Café Luso, em Lisboa, depois de ter vencido o concurso "Rainha das Cantadeiras", promovido pelo jornal Voz de Portugal.

Atualmente é presidente da Associação portuguesa dos Amigos do Fado (APAF), de que foi uma das fundadoras.

CP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Já é possível viajar do Porto até ao aeroporto de Lisboa com a FlixBus

A partir de agora, é possível viajar com a FlixBus para os três principais aeroportos do país. Além do Porto e Faro, o aeroporto de Lisboa agora faz parte da extensa rede nacional e internacional da FlixBus em Portugal, com uma conexão direta ao internacional de Madrid-Barajas. A companhia de transporte anunciou esta novidade esta quarta-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".