UE atribui 400 milhões de euros a 287 investigadores, 5 em Portugal

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 jul (Lusa) -- O Conselho Europeu de Investigação vai atribuir cerca de 400 milhões de euros a 287 investigadores em início de carreira, cinco dos quais em Portugal, anunciou hoje a Comissão Europeia.

O executivo comunitário explica, em comunicado, que os investigadores beneficiarão de um financiamento total de cerca de 400 milhões de euros, com subvenções num valor que pode atingir dois milhões de euros, durante um período máximo de cinco anos.

As subvenções serão atribuídas a investigadores de 34 nacionalidades, com uma média etária de 34 anos, acolhidos em 162 instituições na Europa, com trabalhos nas áreas das ciências físicas e engenharia, ciências da vida e ciências sociais e humanas.

Em Portugal, foram selecionados os investigadores Reto Gassmann (Instituto de Biologia Molecular e Celular), Carla Fernandes (Universidade Nova de Lisboa -- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas), Mara Guadalupe Freire Martins (Universidade de Aveiro), Marta Moita (Fundação Champalimaud) e Ana Cristina Santos (Universidade de Coimbra - Centro de Estudos Sociais).

As subvenções de arranque destinam-se a investigadores de qualquer nacionalidade com entre dois a sete anos de experiência, que tenham terminado o doutoramento ou grau equivalente e com um percurso científico "muito promissor", explica a Comissão Europeia.

O Conselho Europeu de Investigação, criado pela União Europeia (UE) em 2007, é o primeiro organismo pan-europeu de financiamento da investigação de fronteira e contava com um orçamento total de 7,5 mil milhões de euros para o período 2007-2013.

CSJ // SO

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.