Póvoa de Lanhoso destruiu mais de 30 ninhos de vespa asiática

Póvoa de Lanhoso destruiu mais de 30 ninhos de vespa asiática
| Norte
Porto Canal

Os serviços municipais de Póvoa de Lanhoso destruíram mais de 30 ninhos de vespa asiática, todos os que até à data foram referenciados, mas os meios disponíveis para combater a praga são insuficientes, informou hoje a Câmara.

Em comunicado, a autarquia acrescenta que o trabalho de destruição decorre desde agosto e tem contado com a ajuda de alguns apicultores, a título individual e em regime de voluntariado.

O vereador da Proteção Civil, Armando Rodrigues, admitiu que a Câmara tem “parcos recursos” para combater aquela praga e apelou ao Governo para dotar as autarquias dos “meios necessários”.

“É uma praga que destrói as nossas colmeias, afetando a produção de mel”, sublinhou.

A Câmara ressalva, no entanto, que não se está perante “um risco acrescido para a saúde pública”, adiantando que “os perigos que representam estas vespas são idênticos aos das vespas autóctones.

“A vespa asiática é prejudicial, porque é predadora da abelha europeia, produtora de mel. Como consequência direta e económica, diminui a produção de mel e seus derivados. Como consequência ambiental, diminui a polinização vegetal, pondo em risco a biodiversidade”, lê-se no comunicado.

Por isso, a Câmara apela à população para reportar “imediatamente” a deteção de qualquer ninho, de modo a que as equipas de combate criadas para o efeito possam intervir corretamente e em segurança no terreno.

O apelo é especialmente direcionado a apicultores, agricultores, caçadores e população em geral com práticas de vida ao ar livre, nas suas corridas ou caminhadas.

Os casos devem ser reportados ao serviço municipal de proteção civil, juntas de freguesia, bombeiros ou GNR.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.