Deputados alertam para falta de condições na Escola de Música do Conservatório, em Lisboa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 out (Lusa) -- A Assembleia Municipal de Lisboa, vai discutir na terça-feira um relatório elaborado pelos deputados da Comissão de Cultura, após uma visita à Escola de Música do Conservatório Nacional, no qual alertam para as más condições do edifício.

Segundo o documento, um dos problemas centra-se no refeitório, situado na cave do edifício e que tem um "espaço manifestamente reduzido, possível apenas para o acolhimento simultâneo de cerca de 40/50 alunos".

Os deputados alertam também para as instalações sanitárias, duas femininas e duas masculinas, nas quais se depararam com "um cheiro nauseabundo, condições inaceitáveis e sem possibilidade de acesso a deficientes", assim como a inexistência de cacifos.

No relatório, é também referido que "não existe qualquer elevador externo ou interno, o que impossibilita a frequência do espaço por pessoas com deficiências motoras e dificulta o transporte dos instrumentos musicais entre andares, sendo necessário contratar empresas de transporte para a deslocação desses instrumentos".

Acresce que "a sala de ginástica [...] é demasiado pequena, como, aliás, a generalidade das salas, sendo que os instrumentos maiores - violoncelos, baterias, contrabaixos - têm de ficar nessas salas, dificultando a permanência e movimentação dos alunos", assinalam.

Já no auditório principal, as paredes "apresentam deficiências estruturais, sendo necessárias obras de fundo".

Os deputados exemplificam, ainda, que "para evitar que a galeria [1.º balcão] e as paredes colapsem, foram aplicados pilaretes de metal, que ali permanecem, ainda que provisoriamente, desde 1995", acrescentando que "as cortinas do salão são as mesmas desde 1940".

No 'foyer' e no andar superior ao mesmo, o teto "está cheio de buracos, por onde entra água que danificará, sem remédio, os quadros, bustos, instrumentos históricos em mobiliário até hoje conservados".

Segundo o mesmo documento assinado pelo deputado relator, Sobreda Antunes (PEV), e pela presidente da comissão, Simonetta Luz Afonso (PS), "as únicas obras de fundo terão sido feitas em meados dos anos 40 do século passado".

A visita dos deputados da Comissão Permanente de Cultura, Educação, Juventude e Desporto deveu-se à aprovação de duas recomendações na Assembleia Municipal, alertando para a salvaguarda do edifício.

O Conservatório situa-se na Rua dos Caetanos há quase 180 anos, tendo atualmente 963 alunos no ensino especializado de música e 280 em ensino integrado, do 5.º ao 12.º ano.

AYMN // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Saiba a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta terça-feira.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.