Vereadores do PS criticam Câmara de Viseu por não ter feito reforma fiscal

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 27 out (Lusa) -- Os vereadores do PS na Câmara de Viseu lamentaram hoje que o executivo liderado por Almeida Henriques (PSD) não tenha avançado ainda com uma reforma fiscal municipal que permita "trocar metros quadrados por postos de trabalho".

Durante uma conferência de imprensa de balanço ao primeiro ano deste mandato, o vereador José Junqueiro referiu que, "no meio de um clima de eventos permanente, não está feita a reforma fiscal municipal" que contribuiria para o crescimento económico e do emprego.

"Nós teríamos essa reforma fiscal municipal, muito naquela linha de trocar metros quadrados por postos de trabalho", afirmou.

Segundo José Junqueiro, esta reforma significaria "ter oferta de terrenos a preços concorrenciais" e benefícios ao nível das taxas e impostos municipais a pagar pelos empresários, como isenção da derrama durante alguns anos.

"As propostas não são nada de novo. É o que se faz em todo o país, por quem tem vontade de ter no seu território a localização empresarial, facilitando e trocando este esforço local por postos de trabalho", frisou.

Outro dos aspetos em que os socialistas teriam agido diferente da maioria social-democrata seria "ouvir a oposição e utilizar as propostas que fossem feitas".

José Junqueiro lamentou que tivessem sido rejeitadas propostas como as da celebração do Dia Municipal para a Igualdade ou a da candidatura para a inclusão de Viseu na Rede de Cidades Europeias Amigas das Pessoas Idosas.

"Temos hoje a certeza de que temos sido uma oposição responsável, não só porque temos feito estas propostas, mas também porque temos sido parceiros em assuntos relevantes e estruturantes para o concelho", acrescentou.

Os socialistas admitiram que o executivo do PSD atuou de forma positiva em várias questões, como "ter colocado na agenda o centro histórico, a agenda cultural, o estabelecer um relacionamento diferente com os concelhos vizinhos e a modificação de alguns horários dos transportes escolares".

José Junqueiro referiu que um dos aspetos em que o primeiro ano de mandado de Almeida Henriques surpreendeu negativamente foi "o combate à sombra de Fernando Ruas", o antigo presidente da Câmara, também do PSD.

"Percebemos isso na publicitação permanente dos processos pendentes que eram muitos e agora já se resolveram, na relação com os concelhos vizinhos que era má e agora é boa" e também relativamente às contas da Câmara, "que agora está mais forte", acrescentou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).