Passos admite novo Conselho Nacional em função da evolução política

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 jul (Lusa) - O presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, admitiu hoje a possibilidade de se realizar, proximamente, uma nova reunião do Conselho Nacional social-democrata, extraordinária, em função da evolução da situação política.

Esta informação foi avançada à agência Lusa por várias fontes que estiveram presentes na reunião do Conselho Nacional do PSD, que começou pelas 21:00 de quinta-feira e terminou cerca das 01:00 de hoje, e à qual assistiram seis ministros: Miguel Poiares Maduro, Luís Marques Guedes, Maria Luís Albuquerque, Miguel Macedo, José Pedro Aguiar Branco e Nuno Crato.

Segundo as referidas fontes, ao final de quatro horas de reunião, o presidente do PSD colocou a hipótese de o Conselho Nacional vir a ser novamente ouvido, consoante o desfecho dos acontecimentos, depois de no seu discurso inicial ter descrito o atual contexto como de incerteza, defendendo que esta não se pode prolongar.

Pedro Passos Coelho deixou o hotel de Lisboa onde decorreu este encontro do órgão máximo do PSD entre congressos sem prestar declarações à comunicação social.

De acordo com relatos feitos à agência Lusa, houve diversos conselheiros nacionais a manifestar incompreensão ou a criticar a decisão do Presidente da República de propor um acordo entre a maioria no poder e o PS, com um cenário de eleições antecipadas em cima da mesa, sem dar resposta à remodelação do Governo PSD/CDS-PP proposta pelo primeiro-ministro, na sequência da demissão de Paulo Portas.

Segundo as fontes sociais-democratas contactadas pela Lusa, estes dirigentes consideraram que Cavaco Silva somou crise à crise.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e presidente do CDS-PP, Paulo Portas, também terá sido alvo de críticas, pelo seu pedido de demissão do Governo.

A defesa da legitimidade democrática da maioria PSD/CDS-PP e do cumprimento da atual legislatura foi um ponto central de vários discursos.

Ao contrário do que é habitual, os jornalistas puderam assistir e registar a intervenção de Passos Coelho que abriu o Conselho Nacional do PSD, na qual este alegou existir um "clima partidário de total normalidade" e acentuou tratar-se de uma reunião ordinária, que estava prevista antes dos acontecimentos políticos mais recentes.

"Isso não significa que estejamos alheados das muitíssimas dificuldades que estamos a viver", acrescentou, advogando, em seguida, que "hoje na vida política nacional o PSD é indubitavelmente a força política que maior serenidade, responsabilidade e sentido institucional tem revelado aos portugueses".

No final do seu discurso, Passos Coelho declarou: "Tenho a certeza de que este Conselho Nacional mostrará ao país que o PSD tem sabido lidar com muita responsabilidade com esta situação. Não foi preciso fazer contactos especiais com a nossa estrutura política interna para garantir unidade do partido, para garantir a responsabilidade das afirmações que são produzidas no espaço público, ou para influenciar os militantes num ou noutro sentido. Não foi preciso, e isso é muito importante que se saiba".

"É importante que se saiba que, dentro do clima aberto, descentralizado e democrático em que vivemos, ninguém precisa de andar com o coração nas mãos com medo daquilo que o partido possa dizer, e esse é hoje um sinal de grande tranquilidade que me orgulha que possa ser identificado pelos portugueses junto do PSD", concluiu.

IEL // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.