"Não entendo o que se tem passado desde a demissão de Vítor Gaspar" - Fernando Ulrich

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 jul (Lusa) - O presidente do Banco BPI, Fernando Ulrich, escusou-se hoje a comentar a crise política que vive Portugal porque, segundo o próprio, não consegue entender os sucessivos acontecimentos que se seguiram à demissão do ex-ministro das Finanças, Vítor Gaspar.

"Sei que é altamente tentador falar da crise política, mas não o vou fazer, pela simples razão que eu não entendo o que se tem passado desde a demissão do doutor Vítor Gaspar", afirmou o banqueiro, no decorrer da conferência "O Comércio Internacional e a Competitividade da Economia Portuguesa", promovida pela Cosec, em Lisboa.

"Como eu não gosto de falar daquilo que não percebo, não posso falar da crise política. Não tenho nada a acrescentar que possa ser útil para ninguém", justificou.

Segundo Ulrich, "o país também já passou aquela fase em que é preciso andar a dizer: entendam-se lá e andem depressa, senão isto é tudo um desastre".

E reforçou: "Já somos um país adulto e, portanto, também não me presto a este tipo de discurso".

Ainda assim, o banqueiro revelou que não entendeu "porque é que o doutor Vítor Gaspar se demitiu" das funções que ocupava no Executivo.

"Não entendi o conteúdo da carta dele e, não só não entendi, como não gostei do conteúdo da carta dele", revelou.

"E, a partir daí, não percebi mais nada até hoje, mas espero que em breve todo o país vai perceber, pelo menos, o que vai ser o futuro, que é isso que interessa. E este episódio ficará depois para os historiadores nos explicarem ou, pelo menos, para me explicarem a mim, porque admito que há pessoas que entenderam", frisou.

De qualquer modo, Ulrich realçou que tem "a certeza absoluta" que Portugal vai "passar para algo melhor".

DN // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.