FC Porto goleia em Arouca (5-0) e pressiona Benfica

| FC Porto
Porto Canal

O FC Porto colocou-se hoje, provisoriamente, a apenas um ponto do líder Benfica, após golear no terreno do Arouca por 5-0, com um "bis" de Jackson Martinez, na oitava jornada da I Liga de futebol.

O avançado colombiano "faturou" aos 26 e 60 minutos e subiu à liderança da lista dos melhores marcadores do campeonato com sete golos, ultrapassando o brasileiro Talisca, do Benfica, que tem seis.

O jogo em Arouca ficou praticamente resolvido na primeira parte, com o também colombiano Quintero a abrir a contagem aos 24, seguido do primeiro de tento de Jackson e de um remate certeiro do brasileiro Casemiro, aos 39.

Na segunda parte, Jackson e o suplente Aboubakar, aos 87 minutos, "engordaram" ainda mais uma vitória, que volta a colocar o FC Porto no segundo lugar da I Liga, posição que durante 24 horas foi do Vitória de Guimarães, que na sexta-feira, no arranque da ronda, foi a Setúbal bater o outro Vitória, por 1-0.

A formação comandada pelo espanhol Julen Lopetegui ficou também com apenas um ponto de desvantagem para o Benfica, que no domingo se desloca ao terreno do Sporting de Braga, que soma apenas vitórias nos jogos disputados em casa (8-1 em golos). Os "encarnados" também venceram todos os jogos fora (9-2).

Antes, o Paços de Ferreira ascendeu provisoriamente ao quarto lugar, ao vencer no campo do Boavista por 2-1, com golos do brasileiro Edson Farias, aos 14 minutos, e Bruno Moreira, que apontou o seu quinto tento na prova, aos 72.

O nigeriano Uchebo fez, aos 86 minutos, o golo do Boavista, que sofreu o segundo desaire em casa, depois de ter perdido 1-0 com o Benfica, mantendo-se com sete pontos, no 14.º posto.

Por seu lado, o Moreirense conseguiu o seu segundo triunfo no campeonato, ao receber e bater o "lanterna vermelha" Gil Vicente, por 2-0, com remates certeiros do guineense Gerso, aos 62 minutos, e Arsénio, aos 82,

O Moreirense passou a contar 10 pontos, saltando provisoriamente para o 10.º lugar, enquanto o Gil Vicente manteve-se em último, ainda sem qualquer vitória e com apenas dois pontos.

No domingo, além do Sporting de Braga-Benfica, destaque para a receção do Sporting ao Marítimo, num duelo entre o quinto e o sexto classificado respetivamente.

FC Porto goleia (5-0) em Arouca, depois de dois empates fora

O FC Porto somou hoje o seu segundo triunfo fora na I Liga portuguesa de futebol, ao golear o Arouca por 5-0, num encontro, da oitava jornada, que decidiu nos primeiros 39 minutos, com três golos.

Depois de dois empates fora, a um golo, em Guimarães e Alvalade, os "dragões" não deram hipóteses ao conjunto de Pedro Emanuel, resolvendo o jogo bem cedo, com dois golos de rajada, dos colombianos Quintero (24) e Jackson Martinez (26).

Ainda antes do intervalo (39 minutos), o brasileiro Casemiro sentenciou, praticamente o encontro, para, na segunda parte, Jackson (60) e o camaronês Aboubakar (87) selarem a goleada, que coloca os "dragões" a um ponto do Benfica, à condição.

Os locais ainda tentaram equilibrar os acontecimentos de início e até criaram a primeira ocasião de golo, quando, aos 10 minutos, André Claro, em jeito, obrigou Fabiano a grande defesa para segurar o "nulo".

Mas, aos 24 minutos, Quintero "encheu o pé", de fora da área, e foi feliz, já que a bola tabelou em Nuno Coelho e sobrevoou Goicoechea, batendo ainda na barra antes de entrar.

A resistência dos locais acabou ai, até porque, volvidos dois minutos, o FC Porto aumentou a vantagem, com Brahimi a fugir pela esquerda, a levantar a cabeça e a colocar a bola rasteirA ao segundo postE, para Jackson Martinez encostar.

Com Danilo, Jackson e Tello a dar constantes dores de cabeça à defensiva do Arouca, o terceiro golo não tardou. Aos 39 minutos, num canto marcado de Tello, na direita, Casimiro saltou mais alto e cabeceou vitoriosamente.

Antes do apito para o intervalo (42 minutos), os "dragões" podiam ainda ter marcado mais um golo, mas Goicoechea tirou a bola dos pés de Brahimi.

A perder, Pedro Emanuel faz duas substituições ao intervalo, sem mudar o sistema de jogo e sem conseguir travar o adversário, que aumentou a vantagem logo aos 60 minutos, desta vez com Tello a fugir na direita e a centrar para mais um golo, de baliza aberta, de Jackson, o sétimo na prova.

Aos 78 minutos, Quintero também quase "bisou", com uma remate à barra, mas, aos 87, chegou mesmo o quinto, numa jogada entre dois suplentes: Ricardo Quaresma entrou pelo meio e cedeu a bola a Aboubakar, que, de primeira, marcou de pé esquerdo.

Na segunda parte, o Arouca só conseguiu responder por Roberto, que tentou a sorte com remates aos 50 minutos, por cima, aos 58, travado pelos centrais do FC Porto, e aos 59 minutos, com Fabiano a defender.

Jogo no Estádio Municipal de Arouca.

Arouca -- FC Porto, 0-5.

Ao intervalo: 0-3.

Marcadores:

0-1, Quintero, 24 minutos.

0-2, Jackson Martinez, 26.

0-3, Casemiro, 39.

0-4, Jackson Martinez, 60.

0-5, Aboubakar, 87.

Equipas:

- Arouca: Mauro Goicoechea, Ivan Balliu, Nuno Coelho, Diego, Tinoco, David Simão, Bruno Amaro (Rui Sampaio, 46), Artur (Nildo, 68), Pintassilgo, Nelsinho (Roberto, 46) e André Claro.

(Suplentes: Rui Sacramento, Miguel Oliveira, Diallo, Hugo Monteiro, Rui Sampaio e Nildo).

Treinador: Pedro Emanuel.

- FC Porto: Fabiano, Danilo, Marcano, Martins Indi, Alex Sandro, Casemiro, Herrera, Quintero (Adrian Lopez, 81), Tello (Quaresma, 61), Brahimi e Jackson (Aboubakar, 75).

(Suplentes: Andrés Fernandez, Maicon, Ricardo Quaresma, Adrian Lopez, Oliver Torres, Ruben Neves e Aboubakar).

Treinador: Julen Lopetegui.

Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bruno Amaro (32), Martins Indi (36), Casemiro (46), Pintasilgo (65), David Simão (70) e Ivan Balliu (83).

Assistência: cerca de 3.500 espetadores.

 

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.