Maria Luís diz que a economia está em recuperação e sacrifícios começam a ser desagravados

Maria Luís diz que a economia está em recuperação e sacrifícios começam a ser desagravados
| Política
Porto Canal

A ministra de Estado e das Finanças considerou hoje que a proposta de Orçamento do Estado para 2015 dá início a um desagravamento dos sacrifícios impostos nos últimos três anos, com a economia em recuperação.

"A proposta de Orçamento, em conjunto com outras iniciativas em diplomas autónomos, tem presente a importância de iniciar a reversão gradual das medidas de caráter transitório e de desagravar os sacrifícios exigidos aos portugueses nos últimos três anos", declarou Maria Luís Albuquerque, na sessão de abertura das jornadas parlamentares conjuntas do PSD e do CDS-PP, na Sala do Senado da Assembleia da República.

Segundo a ministra das Finanças, "as famílias deverão registar um aumento do poder de compra em 2015", perspetiva-se um "aumento de rendimento de muitos pensionistas e trabalhadores do setor público" - devido à eliminação ou redução de cortes nos respetivos rendimentos. "Em 2015, também empresas contarão com uma melhoria", acrescentou, referindo-se à diminuição do IRC.

Na intervenção que fez perante os deputados do PSD e do CDS-PP, aberta à comunicação social, Maria Luís Albuquerque voltou a defender que a proposta de Orçamento para 2015 combina rigor com apoio à economia.

"Hoje, as bases para o crescimento económico estão construídas e permitem olhar o futuro com mais esperança, mas devemos olhá-lo com a mesma responsabilidade e com o mesmo sentido de determinação", afirmou, no final do seu discurso.

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.