UEFA atribui derrota à Albânia e retira três pontos à Sérvia no apuramento ao Euro2016

| Desporto
Porto Canal / Agências

Nyon, Suíça, 24 out (Lusa) - A UEFA decidiu punir a Albânia com uma derrota por 3-0 devido aos incidentes no Sérvia-Albânia de 14 de outubro, relativo ao Grupo I de qualificação para o Euro2016 em futebol, mas também retirou três pontos aos sérvios.

"O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA decidiu declarar o jogo cancelado. Consequentemente, considera-se que a Federação de Futebol da Albânia perdeu o jogo por 3-0. A federação albanesa também é multada em 100 mil euros. O comité também decidiu retirar à Federação de Futebol da Sérvia três pontos na qualificação para Campeonato Europeu de futebol", indicou a UEFA em comunicado.

A decisão da UEFA favorece as restantes seleções do Grupo I, entre as quais Portugal. A seleção nacional segue em terceiro lugar no Grupo I, com três pontos, menos um do que Dinamarca e Albânia - que venceu Portugal em Aveiro por 1-0 - e com mais dois pontos do que a Sérvia e Arménia, ambas com um.

Além desta dedução de pontos, a UEFA também decidiu que a Sérvia vai ter de jogar à porta fechada os próximos dois jogos de qualificação em casa, ou seja contra a Dinamarca (14 de novembro) e Arménia (04 de setembro de 2015). A federação sérvia também foi multada em 100 mil euros.

A UEFA acrescentou que a decisão é passível de recurso e a federação da Albânia já anunciou que o vai fazer.

A 14 de outubro, o árbitro inglês Martin Atkinson interrompeu a partida Sérvia-Albânia [realizada em Belgrado] aos 42 minutos, quando jogadores das duas equipas e adeptos se envolverem em confrontos, depois de um "drone" telecomandado ter sobrevoado o relvado com uma bandeira que representava um mapa da denominada "Grande Albânia".

O Kosovo, ex-província sérvia de população maioritariamente albanesa, proclamou unilateralmente a sua independência em fevereiro de 2008. De alguns setores de Belgrado surgiram denúncias de um projeto visando a criação de uma "Grande Albânia", reunindo as comunidades albanesas da Albânia, do Kosovo, do Montenegro, da Macedónia e do sul da Sérvia.

NVI // NF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há data e hora para a final da Taça de Portugal

A final da Taça de Portugal de futebol, entre Sporting e FC Porto, vai disputar-se às 17h15 de 26 de maio, no Estádio Nacional, confirmou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

FC Porto (Voleibol): Trio de tricampeãs na seleção nacional

Ana Rui Monteiro, Joana Resende e Maria Reis Lopes integram a convocatória portuguesa

FC Porto B: Tiago Andrade renova com os 'Dragões' 

Avançado de 18 anos tem brilhado nos Sub-19 e vai integrar o plantel da equipa B em 2024/25.