Europeu de Corfebol regressa a Portugal a partir de sábado na Maia

| Desporto
Porto Canal com Lusa

O quinto Campeonato da Europa de Corfebol arranca este sábado na Maia, naquele que é um regresso da competição, que decorre até 02 de novembro, a Portugal, depois da primeira edição realizada em 1998.

Depois do Estoril, da Catalunha, de Budapeste e de Roterdão, é a vez da Maia se assumir como o polo de Corfebol na Europa, ao longo dos nove dias de competição que vão receber 16 equipas de países como a Alemanha, a Escócia, a República Checa, a Rússia, o País de Gales, a Eslováquia e a atual campeã europeia, a Holanda.

No primeiro dia do Campeonato todas as equipas são chamadas a competir, no Pavilhão Municipal da Maia e no Pavilhão de Gueifães -- as duas infraestruturas desportivas que recebem o evento -, com especial destaque para o jogo de Portugal contra a República Checa, relativo ao Grupo B, que se realiza logo após da cerimónia de inauguração da competição.

Além dos checos, a seleção nacional vai defrontar, no seu agrupamento, a Catalunha e a Bélgica, com o jogo com os catalães a estar marcado para domingo e o com os belgas a realizar-se na terça-feira.

Com duas medalhas de bronze, Portugal está no quinto lugar no "ranking" mundial, tendo chegado ao terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 1995 e no Estoril, no primeiro Campeonato da Europa em 1998.

Pouco divulgada em Portugal, a modalidade nasceu na Holanda no ano de 1902 e chegou a Portugal 80 anos depois, tratando-se na única modalidade coletiva na qual as equipas são constituídas por quatro elementos masculinos e quatro femininos.

A Federação Internacional de Corfebol (IKF), reconhecida internacionalmente pelo Comité Olímpico Internacional, conta com 60 países inscritos e uma comunidade que soma, em todo o mundo, cerca de 300 mil atletas.

No panorama nacional a Federação Portuguesa de Corfebol tem 12 clubes inscritos, o que totaliza cerca de 1.000 atletas federados.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".