Associação culpa barra "assassina" pela morte de mais um pescador em Esposende

Associação culpa barra "assassina" pela morte de mais um pescador em Esposende
| Norte
Porto Canal

O presidente da Associação de Pescadores de Esposende, Augusto Silva, culpou o assoreamento da barra e a "completa degradação" do molhe de proteção pela morte de mais um homem do mar naquele concelho, hoje registada.

"O mar hoje até está calmo, mas com a falta de condições da nossa barra o pior pode acontecer a todo o momento. Como está, é uma barra assassina", referiu Augusto Silva à Lusa.

Um pescador de 45 anos morreu hoje à saída da barra em Esposende, após ter caído da embarcação em que seguia, alegadamente vítima de um golpe de mar.

Para aquele dirigente associativo, a culpa foi, mais uma vez, do assoreamento da barra, que estava "completamente seca", e da inexistência de um molhe de proteção a norte.

"O molhe que existia já estava completamente degradado, mas acabou de vez com as marés vivas do último inverno. Os pescadores saem para o mar completamente entregues à sua sorte", criticou.

Augusto Silva disse que os pescadores já lutam "há 100 anos" por uma barra condigna, mas até aqui apenas têm conseguido "promessas".

O pescador que hoje morreu tinha regressado à faina há cerca de três meses, depois de uma incursão pela construção civil.

"Com a crise na construção, voltou ao mar e o mar deu-lhe isto", lamentou.

Segundo Augusto Silva, naquela barra já morreu cerca de uma dezena de pescadores, tendo o último acidente mortal sido registado "há seis ou sete anos".

"Mas os sustos são constantes e esses não entram nas estatísticas. Eu ainda há uma semana estive quatro horas literalmente preso, entre as 04:00 e as 08:00, em cima de uma coroa de areia. São situações que se registam e se repetem quase diariamente", afirmou.

+ notícias: Norte

Incêndio em habitação provoca dois feridos em Gondomar

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Atualização do estado das vítimas do incêndio em Rio Tinto

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, um deles em estado grave, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Iniciada ampliação de creche em parque empresarial de Arcos de Valdevez

A Câmara de Arcos de Valdevez iniciou a ampliação da creche do parque empresarial de Padreiro, orçada em mais de 300 mil euros, para criar mais 36 vagas no equipamento que já acolhe 50 crianças, foi esta quinta-feira divulgado.