BBC avança que o banco Lloyds planeia cortar mais 9.000 empregos nos próximos três anos

BBC avança que o banco Lloyds planeia cortar mais 9.000 empregos nos próximos três anos
| Mundo
Porto Canal

O banco britânico Lloyds, parcialmente nacionalizado, planeia cortar mais 9.000 empregos nos próximos três anos, cerca de um décimo da força laboral da instituição, informou hoje a BBC.

Estes despedimentos juntar-se-ão aos 30.000 mil já efetuados desde o resgate do banco durante a crise de 2008 e a outros 15.000 anunciados num plano a três anos em 2011.

Segundo a BBC, o presidente executivo do Lloyds Banking Group, o português António Horta Osório, ex-responsável pelo Santader no Reino Unido, fará o anúncio na próxima semana, quando apresentar o plano estratégico para os próximos anos e os últimos resultados financeiros.

O plano incluirá o encerramento de mais agências do banco, do qual o Estado britânico ainda detém 25% do capital, devido ao crescente número de clientes que utilizam os serviços por telemóvel e via Internet, refere a BBC.

O Lloyds já fechou 630 agências e atualmente opera com cerca de 2.000 através das marcas Lloyds Bank, Bank of Scotland e Halifax.

O banco, que em 2013 regressou ao lucro, registou durante o primeiro semestre deste ano ganhos líquidos de 699 milhões de libras (ou 882 milhões de euros), o que representa uma queda de quase 60% face ao mesmo período do ano passado.

Parte desta queda é atribuída à necessidade do banco de destinar 600 milhões de libras (cerca de 757 milhões de euros) para o fundo de provisão para fazer frente a possíveis reclamações contra a venda de seguros de proteção de pagamentos.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.