Standard and Poor's "ataca" política de cortes da zona euro

Standard and Poor's "ataca" política de cortes da zona euro
| Economia
Porto Canal

A agência de 'rating' Standard and Poor's (S&P) defendeu hoje que a economia da zona euro arrisca-se a entrar numa fase de crescimento fraco persistente num contexto de política de cortes e de enfraquecimento da economia mundial.

Num relatório com o título "A crise da zona euro ainda não está solucionada", a S&P considera que um regresso ao crescimento não é possível senão com a condição de o endividamento público, bem como o privado, regressarem a "níveis apropriados".

"Até agora, a política de redução da dívida atrasou o crescimento e esperamos que isso continue, apesar de taxas de crédito ultra baixas", sublinha a agência, que já tinha referido, precisamente há um ano, que "a crise na zona euro ainda não estava solucionada".

A S&P sublinha que a descida das taxas de inflação na zona euro também complica a recuperação económica e que "as exportações não são suficientes para conduzir a economia da zona euro para um maior crescimento".

A agência defende que "as políticas monetárias expansionistas não podem gerar crescimento duradouro" e que "só uma melhoria nos planos do emprego, do investimento produtivo e uma maior produtividade podem consegui-lo" e que isto é da responsabilidade de cada Estado.

O crescimento da atividade privada reforçou-se muito ligeiramente em outubro na zona euro, mas a situação mantém-se muito frágil, com uma França fraca e sinais negativos em matéria de emprego e da evolução dos preços, segundo indicadores hoje divulgados pela Markit.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.