Dívida pública representava 129,4% no PIB no 2.º trimestre com nova metodologia

Dívida pública representava 129,4% no PIB no 2.º trimestre com nova metodologia
| Economia
Porto Canal

A dívida pública de Portugal ficou nos 129,4% do PIB no segundo trimestre, numa ligeira queda face aos primeiros três meses do ano, segundo dados do Eurostat em que já é usado o novo sistema de europeu de contas.

O gabinete europeu de estatísticas publicou hoje os dados da dívida pública no novo sistema de contas públicas (SEC2010). Entre os Estados-membros para que estão disponíveis estes dados, a Itália tinha no segundo trimestre o maior rácio de dívida pública em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB), com 133,8%, seguida de Portugal, em que a dívida pública ascendeu a 129,4% do PIB no segundo trimestre, equivalente a 224,129 mil milhões de euros.

Na Irlanda a dívida pública representava no segundo trimestre 116,7% da riqueza produzida.

Apesar de Portugal ter uma das dívidas públicas mais elevadas da União Europeia (sendo que ainda não há dados para Bulgária, Bélgica, Grécia, Espanha, Chipre, Lituânia, Hungria, Polónia e Eslováquia), os 129,4% do segundo trimestre representam, segundo o Eurostat, uma queda face aos 131,6% do primeiro trimestre deste ano e aos 131,5% do segundo trimestre do ano passado.

Quanto aos dados mais globais, a dívida pública aumentou para 92,7% do PIB na zona euro e 87% no total dos 28 países da União Europeia.

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.