Douro é cenário para filme de Afonso Pimentel que une atores a alunos da região

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Marta de Penaguião, 23 out (Lusa) -- O Douro e a linha ferroviária estão a servir de cenário para a curta-metragem "Encontradouro", que o realizador Afonso Pimentel está a rodar e que junta atores profissionais a dois alunos de Santa Marta de Penaguião.

O projeto está a ser produzido em conjunto com o Douro Film Harvest (DFH), o festival de cinema que combina os filmes, a gastronomia e os vinhos produzidos na mais antiga região demarcada do mundo -- o Douro. O DFH é organizado e produzido pela Expanding World.

O ator e realizador Afonso Pimentel, de 32 anos, escreveu o argumento de "Encontradouro", uma curta-metragem que, segundo afirmou hoje à agência Lusa, "cruza a história de várias personagens e as junta a bordo do comboio que sobe o Douro".

Neste Douro de encontros, juntam-se um pai que quer levar o filho à sua terra e seguem viagem de comboio, dois jovens irmãos para os quais foi construído um apeadeiro para que pudessem ir à escola e o maquinista que tem uma história mal resolvida com uma mulher que trabalha na cozinha de uma aldeia por onde passa a linha ferroviária.

E por fim, o revisor que acaba por ser a união destas histórias todas.

Com o "Encontradouro", Afonso Pimentel quer dar a conhecer a linha e o Douro.

Aos atores profissionais como João Lagarto, António Capelo, Miguel Monteiro e Miguel Mestre, Ângela Marques e Filomena Gigante, o realizador juntou dois alunos adolescentes da escola de Santa Marta de Penaguião.

Rui Pedro e Zé Pedro foram selecionados através de um casting e vão desempenhar o papel dos dois irmãos.

Paralelamente a este projeto, o realizador está também a participar no projeto "Formação Escola", que integra pela primeira vez a programação do DFH, e, no âmbito do qual, uma turma da escola de Santa Marta de Penaguião está a ter aulas de cinema.

No papel de "professor", o ator quer despertar e sensibilizar os jovens para "a importância do cinema como manifestação cultural".

Serão os alunos a escrever, realizar e editar uma história, cujo tema está também a ser escolhido por eles. Afonso Pimentel desempenha aqui o papel de coordenador de projeto.

"Os miúdos estão completamente envolvidos no projeto. Está a ser interessantíssimo. Curiosamente encontrei miúdos que querem seguir profissões que nada têm a ver com este lado mais criativo", salientou.

As duas curtas-metragens, a de Afonso Pimentel e a dos estudantes durienses, vão estrear ainda na edição deste ano do DFH.

O ator estreou-se com catorze anos numa longa-metragem de Luís Filipe Rocha, "Adeus Pai" (1996), que lhe valeu o Prémio de Melhor Ator Jovem do Festival Internacional de Moscovo (1997).

Desde então já participou em várias séries, novelas portuguesas e filmes e realizou, entre outros, a míni série "O Amor é um Sonho" e o filme "Jogos cruéis" que conta a história de duas famílias afetadas pelo fenómeno do "cyberbullying".

A edição 2014 do DFH arrancou em setembro com uma homenagem ao realizador americano Oliver Stone, vencedor de três Óscares da academia de Hollywood e que realizou filmes como "Platoon" e "Assassinos Natos".

Depois, a vertente competitiva do festival decorre entre 04 e 07 de dezembro, nas vilas de Santa Marta de Penaguião e Sabrosa, seguindo-se a cidade do Porto, entre os dias 08 e 14 de dezembro.

Este ano, o DFH presta ainda homenagem ao escultor e pintor José Rodrigues e ao produtor Domingos Alves de Sousa.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.