Sistema de pagamento de portagens por estrangeiros com 203 mil adesões no 1.º ano
Porto Canal / Agências
Redação, 18 jul (Lusa) - O sistema de pagamento de portagens eletrónicas para veículos de matrícula estrangeira, nas antigas Scut, denominado EasyToll, registou 203 mil adesões no primeiro ano de implementação, disse hoje à Lusa fonte da empresa Estradas de Portugal (EP).
Este sistema entrou em funcionamento a 01 de julho de 2012, em quatro pontos instalados junto à fronteira com Espanha, e até ao passado dia 01 de julho totalizou cerca de 203.000 adesões. Ou seja, oito vezes mais adesões do que as verificadas em igual período, para os sistemas de pré-pagamento anteriores, indicam os números da EP.
A empresa assume ter investido neste sistema, totalmente nacional, cerca de 1,3 milhões de euros, classificando os números do primeiro ano de utilização como "demonstrativos da clara preponderância do Easytoll como a solução de pagamento preferida" para estes casos.
Com este sistema é possível aos condutores de veículos com matrícula estrangeira associar essa matrícula a um cartão bancário, apenas pela sua passagem, sendo válido pelo período de um mês e as passagens - em autoestradas com portagens eletrónicas - debitadas naquela conta.
Segundo a EP, "mais de 85% do total de adesões aos sistemas de pagamento" são já assegurados pelo Easytoll, que apresenta "uma tendência de crescimento mensal", tendo esta sido a forma encontrada "para dar resposta à ineficácia dos sistemas de cobrança de portagens exclusivamente eletrónicas implementados em Portugal em 2010", nas ex-Scut (vias até há algum tempo sem custos para o utilizador).
"Foi assim necessário encontrar uma solução que permitisse aos utilizadores de veículos de matrícula estrangeira o pagamento de portagens de forma mais prática e eficiente, e reduzir, assim, o nível de incobráveis do sistema", defende a EP.
O sistema funciona nas antigas Scut A22, em Vila Real de Santo António, que registou 70.943 adesões no primeiro ano, ainda na A24, em Chaves (41.030 adesões) e na A25, em Vilar Formoso (74.759 adesões). Está instalado também em Vila Nova de Cerveira, junto à Estrada Nacional 13, pouco antes da entrada da ex-Scut A28, que registou 16.206 adesões no primeiro ano.
A EP afirma tratar-se de um "nova solução tecnológica" e "100% portuguesa", concebida "num prazo recorde de dois meses", através da interação entre equipas da EP e parceiros externos.
Já este ano as máquinas utilizadas neste sistema foram equipadas com canais interativos de voz, em quatro línguas (português, inglês, castelhano e francês), para "auxiliar e orientar os clientes no processo de adesão", o qual pode ainda ser acompanhado remotamente através dos operadores do call center da EP.
As praças Easytoll estão ainda equipadas com sinalização semafórica de operacionalidade das vias, para facilitar o processo de comunicação com os utilizadores.
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