Fundação Bracara Augusta paga compromissos até fins de agosto - Mesquita Machado

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 18 jul (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal de Braga garantiu que a Fundação Bracara Augusta vai pagar "todos os compromissos" relativos à Capital Europeia da Juventude Braga 2012 mas, para a oposição, existirem dívidas oito meses após o evento demonstra "amadorismo".

Na habitual conversa com os jornalistas depois da reunião do executivo de hoje, Mesquita Machado apontou o fim do mês de agosto como data para saldar todas as dívidas para com as associações e entidades que participaram na Braga 2012.

O autarca apontou a "reprogramação" de alguns dos projetos da Capital Europeia da Juventude (CEJ) como justificação pelos atrasos nos pagamentos, que já levaram várias entidades a recorrer ao tribunal exigindo à Fundação o acerto das contas.

"A Fundação Bracara Augusta pagará todos os seus compromissos. Espera-se que até ao final de agosto o processo esteja fechado", assegurou Mesquita Machado.

O autarca socialista explicou que os atrasos nos pagamentos se devem à "necessidade de fazer reprogramações de projetos no âmbito da CEJ" o que "atrasou" o processo junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

"As reprogramações são sempre da responsabilidade de quem as faz, que é a Fundação. Tem uma determinada ação, chegou à conclusão que a ação em vez de ser feita de uma maneira, deve ser feita de outra", justificou o autarca.

Segundo as contas apresentadas, a CCDR-N tem ainda que entregar cerca de um milhão de euros à Fundação, relativas às atividades realizadas durante a CEJ.

Mas para a oposição ao executivo socialista, liderada pela coligação Juntos por Braga, a existência de dívidas oito meses após o encerramento da Braga 2012 demonstra que a CEJ foi "extremamente amadora a alguns níveis".

Segundo o líder da coligação, Ricardo Rio, "a única responsabilidade pelo não cumprimento dos prazos de liquidação é da Fundação Bracara Augusta que não executou as suas candidaturas, tal como estavam contratualizadas".

Ricardo Rio, que falava na também habitual conferência de imprensa após a reunião de Câmara, afirmou ainda que a autarquia devia "de imediato solver todos os compromissos que tem para com terceiros por via da realização da Capital Europeia da Juventude".

Para Ricardo Rio "é inadmissível que oito meses depois, no mínimo, nalguns casos bem mais do que isso, a Fundação ainda tenha dívidas deste montante para com as partes visadas".

Até porque, segundo o líder da Juntos por Braga, a falta de pagamento por parte da CEJ tem consequências para as entidades envolvidas.

"Esse não pagamento causa dificuldades de tesouraria a algumas das entidades já que elas próprias tiveram de assumir encargos pela realização dos serviços prestados", lembrou.

Pelo menos duas entidades já interpuseram ações judicias contra a Fundação por falta de pagamento, a companhia de teatro Cão Danado e a agência de viagens Club Tour, que reclamam uma dívida de 4800 euros e 10 mil euros respetivamente.

Na quarta-feira, também a Associação Académica da Universidade do Minho e a Rádio Universitária do Minho (RUM) acusaram a Fundação de "não querer dialogar" sobre o pagamento das verbas em falta relativas à participação das duas entidades na CEJ.

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.