Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Castelo de Cerveira abandonado há seis anos é o espaço mais procurado por turistas

Castelo de Cerveira abandonado há seis anos é o espaço mais procurado por turistas
| Norte
Porto Canal

O castelo de Vila Nova de Cerveira, onde está instalada a pousada Dom Dinis, abandonada há seis anos, é o espaço que desperta "maior curiosidade" dos turistas que visitam o concelho, disse hoje à Lusa o autarca local.

O socialista Fernando Nogueira adiantou que o espaço "só está disponível" para visitas, "graças ao município" que, "à revelia do proprietário daquele monumento de Interesse Público - a Direção Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) - assegura os cuidados diários de limpeza mínimos".

Desde o lançamento em maio passado do "YTravel Cerveira", o serviço turístico lançado pela Câmara Municipal, e até setembro último "mais de um milhar de turistas" visitou o património localizado no centro histórico da vila, "em particular, o conjunto formado pelo interior do Castelo".

"Um dado ainda corroborado pelo facto de o QR Code (códigos de barras de última geração com informação que pode ser lida por 'smartphones') daquela estrutura medieval apresentar o maior acesso individual", explicou.

Em causa está o castelo com origens no século XIII, mandado construir pelo rei Dinis, classificado como monumento nacional onde se encontra instalada a pousada com o mesmo nome, que fechou em finais de 2008.

Na altura, enquanto Pousada de Portugal, integrava o grupo Pestana, que a encerrou a pretexto de obras de reabilitação.

No início deste mês, à Lusa o autarca eleito numa lista independente em 2013 disse temer pelo interesse de um investidor nacional naquela pousada face à demora no aval DGTF.

"Temos um investidor nacional interessado em investir no imóvel com um projeto na área da hotelaria, mas precisa de conhecer as condições do negócio. Estamos à espera de uma reunião com a DGTF mas marcações são difíceis, temos que ter muita paciência", afirmou na altura.

O encontro ainda não foi marcado, garantiu hoje, à Lusa, o próprio.

Este impasse levou mesmo, em 2011, à desistência de um grupo alemão interessado em criar um hotel de charme ligado às artes.

"Os investidores querem respostas rápidas. Este promotor nacional já veio duas vezes a Vila Nova de Cerveira para reunir connosco e para nos pedir informações. Parece-me um interesse real, caso contrário não faria algumas centenas de quilómetros de ânimo leve", sustentou.

A pousada foi inaugurada a 03 de setembro de 1982 e possuía restaurante, bar e 29 quartos.

A falta de viabilidade da unidade terá sido o argumento invocado para o encerramento definitivo da pousada, que funcionou durante cerca de 26 anos.

Após o fecho o grupo Pestana devolveu a posse do edifício à ENATUR (Empresa Nacional de Turismo), que em 2011 o entregou à DGTF.

+ notícias: Norte

Boticas é um dos concelhos 'em alerta' devido à possibilidade de cheias

Boticas é um dos concelhos em risco devido à possibilidade de cheias e enxurradas. O autarca diz que o Governo precisa de "coragem política" para reverter a situação.

Inaugurado em Vila Real laboratório de realidade virtual mais avançado da Península Ibérica

Foi inaugurado o laboratório de realidade virtual mais avançado da Península Ibérica. Fica em Vila Real, na Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e lá vão ser criadas soluções multissensoriais que podem ser adaptadas a áreas como a educação, treino, indústria, turismo ou saúde.

Ex-administradores da Gaianima começam a ser julgados por abuso de poder, peculato e infidelidade

Começaram a ser julgados esta terça-feira os três ex-administradores da Gaianima, a extinta empresa municipal de Vila Nova de Gaia. Ricardo Almeida, Angelino Ferreira e João Vieira Pinto respondem por crimes de abuso de poder, peculato e infidelidade. Na primeira sessão todos se remeteram ao silêncio.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Nota Alta

"Todos nós estamos desenhados...