Pagar IVA por funções sociais é uma imoralidade - presidente da Câmara de Viseu

| Economia
Porto Canal / Agências

Viseu, 22 out (Lusa) -- O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), considerou hoje "uma imoralidade" as autarquias terem de pagar IVA para cumprir as funções sociais relacionadas com a iluminação pública, as refeições e os transportes escolares.

Em declarações aos jornalistas no dia em que completa um ano de mandato, Almeida Henriques disse que "a autarquia de Viseu está a ser despojada de cerca de novecentos mil euros por ano de IVA em funções sociais que está a prestar à comunidade".

"É bom que o Estado central olhe para esta matéria e assuma que, se estamos a prestar uma vertente social, devemos ter taxa zero de IVA nestas matérias. Ou então voltaremos a devolver ao Estado central a responsabilidade de responder a estes três desígnios", defendeu.

Na opinião do antigo secretário de Estado da Economia, este Orçamento de Estado seria uma boa oportunidade de "olhar para a questão do IVA indevido que as autarquias estão a pagar".

No que respeita à iluminação pública, Almeida Henriques explicou que "a autarquia de Viseu está a suportar quase meio milhão de euros por ano de IVA que está a pagar ao fornecedor de energia para um serviço público que está a prestar".

"Imagine-se o drama que seria se hoje todas as autarquias dissessem: 'vamos apagar as luzes da iluminação pública'. Que efeito é que isso teria do ponto de vista das populações e da segurança?", questionou.

O mesmo se aplica aos transportes e às refeições escolares, que "no passado foram uma responsabilidade do Estado central que foi delegada nas autarquias".

"A autarquia investe um milhão de euros nos transportes escolares todos os anos. Está a substituir-se ao Estado central, porque a fatia da contrapartida do Estado central não chega a cobrir 25% dos nossos custos com transportes escolares", lamentou.

O autarca realçou que estes novecentos mil euros de IVA pagos relativamente a estas três áreas, se fossem aplicados nas prioridades definidas pelo executivo, "seguramente teriam um efeito multiplicativo muito forte".

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.