Tribunal da Arábia Saudita condena 13 pessoas por planearem atentados contra EUA

| Mundo
Porto Canal / Agências

Riade, 22 out (Lusa) -- A justiça saudita condenou a penas até 30 anos de prisão 13 membros de uma "célula terrorista", incluindo um cidadão do Qatar e um afegão, que planearam atentados contra as forças militares norte-americanas no Qatar e Koweit, segundo a imprensa.

Os 13 réus, que compareceram perante um tribunal de Riade especializado em casos de terrorismo, fazem parte de um grupo de 41 membros que formavam uma "célula terrorista" e planearam atentados contra as forças norte-americanas no Qatar e Koweit, informou a agência oficial SPA.

De acordo com o veredito, o cidadão do Qatar, descrito como o "emir da célula", foi condenado a 30 anos de prisão, e o indivíduo afegão a cinco anos de prisão.

Os restantes 11 réus, todos sauditas, foram condenados a penas entre 18 meses a 25 anos de prisão, acrescentou a agência SPA, citada pela AFP, sem precisar a data da prisão dos membros do grupo.

Os condenados tinham planeado "atos terroristas contra autocarros que transportavam militares norte-americanos no Qatar e contra locais militares norte-americanos no Koweit", referiu o jornal Asharq Al-Awsat, acrescentando que os indivíduos deverão ter sido treinados no Iraque.

FV // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.