Hong Kong: Negociadores do Governo alvo de sátira na Internet

| Mundo
Porto Canal / Agências

Hong Kong, China, 22 out (Lusa) - Os negociadores do Governo de Hong Kong que na terça-feira iniciaram o diálogo com os líderes estudantis do movimento pró-democrata que exigem eleições livres em 2017 estão a ser alvo de sátira na Internet.

Comparados a vasos vazios, caixotes do lixo e mesmo aos populares Teletubbies, os membros do Governo de Hong Kong que se reuniram com os cinco estudantes no âmbito de negociações sobre o futuro político da cidade surgem em diversas páginas, nas mais diferentes caricaturas.

As conversações de terça-feira foram concluídas sem qualquer resultado concreto dado que as exigências dos estudantes - voto direto para eleger em 2017 o líder do Governo sem qualquer pré-seleção por parte de uma comissão eleitoral - não só não pode ser decidido pelo Governo da antiga colónia britânica, como também não recolhe apoios dentro do Governo, indicações expressas nas próprias entrevistas do chefe do Executivo CY Leung.

Apesar de não terem sido conclusivas, as conversações foram aproveitadas para a sátira sobre os membros do Governo e Carrie Lam, secretária-chefe, foi, por exemplo, retratada como um vaso vazio enquanto o seu colega Raymond Tam foi substituído por um leitor de cassetes.

Noutro cartoon, os negociadores do Governo surgem personificados nos Teletubbies, a popular série de televisão britânica para crianças.

O movimento Occupy, que há quatros semanas se instalou em várias artérias de Hong Kong mantém os protestos, vincando o seu objetivo de eleições livres.

Pequim, a quem cabe a decisão de alterações ao sistema político, como a eleição do chefe do Governo, aceita que a população possa votar num grupo de até três candidatos previamente selecionados.

JCS // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.