Deputado pede investigação internacional à política de imigração australiana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 22 out (Lusa) -- Um deputado independente anunciou hoje que pediu ao Tribunal Penal Internacional (TPI) uma investigação sobre a política de imigração bastante restritiva levada a cabo pela Austrália, país que acusa de "crimes contra a humanidade".

A Austrália envia os requerentes de asilo que chegam de barco para centros de detenção na Papua Nova Guiné ou para as ilhas do Pacífico como Nauru ou Manus.

Andrew Wilkie explicou ter tomado a decisão depois de ter tentado, sem sucesso, durante vários anos, conseguir de Camberra uma mudança de política.

O deputado pediu, em carta enviada ao TPI, a abertura de um inquérito "sobre os crimes contra a humanidade perpetradas pelos membros do governo australiano contra as pessoas que chegam às águas australianas para pedir asilo".

Centenas de pessoas perdem a vida ao tentarem chegar à costa australiana.

Camberra afirma que a sua política de imigração visa desencorajar os contrabandistas.

A política de imigração australiana iniciada pelo governo trabalhista para fazer face ao afluxo de imigrantes provenientes maioritariamente de países como o Iraque, Irão e Afeganistão, foi continuada pelo atual governo conservador.

"Os efeitos desta política são que homens, mulheres e crianças, são enviados à força para estes centros e detidos arbitrariamente por vezes por períodos indefinidos", escreveu o deputado.

"As condições que encontraram durante a sua detenção são a causa de grandes sofrimentos, assim como de danos corporais e mentais", acrescentou.

Andrew Wilkie acusa o governo de violar os tratados internacionais sobre os direitos dos refugiados, os direitos das crianças, bem como os direitos cívicos e políticos.

O ministro da Imigração, Scott Morrison, retorquiu que a Austrália respeita o direito internacional e que "o governo não se deixará intimidar por pessoas que querem atenção e que pedem o regresso das políticas custosas na origem de tragédias e do caos nas fronteiras".

FV // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.