Venezuela procura certificação de diamantes em bruto

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 22 out (Lusa) - O Ministério venezuelano do Petróleo e Minaria (MPM) emitiu terça-feira um comunicado onde manifesta que a Venezuela está interessada em fazer parte do Processo Kimberley (PK) de certificação de diamantes em bruto.

Segundo o documento, mediante o PK "os países produtores (de diamantes) controlarão a produção e o transporte dos diamantes, em bruto, desde as minas até ao lugar de exportação".

Por outro lado, explica, decorreu terça-feira em Caracas uma reunião entre representantes daquele Ministério e delegados do PK, durante a qual chegaram a um acordo com Wei Chu, presidente daquele sistema, para "garantir e fortalecer as políticas públicas no setor diamantífero" e "garantir que a exploração daquele mineral não gere nem financie guerras", além do compromisso de "incorporar e exportar só a países aderentes".

Para a diretora de Planificação e Economia, do vice-Ministério de Minaria, Alba Castillo, a entrada no PK "é muito importante para o desenvolvimento da Venezuela" uma vez que "o aumento das reservas de ouro e diamantes deve servir para fortalecer as reservas internacionais mediante a certificação de jazidas" em Guayana, uma localidade do estado venezuelano de Bolívar, a sudeste de Caracas.

Segundo aquela responsável, por instruções do Presidente Nicolás Maduro a Venezuela procura "quantificar e certificar as reservas de diamantes em Guayana, criar empresas mistas" de capitais públicos e privados para a exploração diamantífera reativando a produção de diamantes no país.

O "Kimberley Process Certification Scheme" é um sistema de certificação estabelecido em 2002 com o apoio da Organização das Nações Unidas, por iniciativa de vários países africanos, produtores, importadores e exportadores de diamantes.

A iniciativa procura impedir o comércio internacional de diamantes em bruto para financiar conflitos bélicos ou abusos dos direitos humanos.

Fontes não oficiais dão conta que 45 países fazem parte do Processo Kimberley.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.