Fundação Mata do Bussaco quer financiamento europeu para convento de Santa Cruz

| País
Porto Canal / Agências

Mealhada, 21 out (Lusa) -- A Fundação Mata do Bussaco (FMB), na Mealhada, anunciou hoje que vai substituir o telhado do claustro do Convento de Santa Cruz, património da instituição, e que pretende para o efeito obter financiamento da União Europeia.

Para já, a FMB, com a colaboração da Câmara Municipal da Mealhada, está a realizar obras provisórias na cobertura do claustro, "a pensar no próximo inverno", depois de ter identificado diversas patologias, designadamente infiltrações de água da chuva.

Tendo começado no início de outubro, "os trabalhos incluem limpezas, substituição de algumas telhas e desentupimento das calhas da água" e deverão terminar esta semana, disse à agência Lusa uma fonte da fundação.

Técnicos e outros trabalhadores da FMB estão envolvidos nestas obras, que visam "a salvaguarda do claustro" enquanto não for realizado o projeto de restauro total do telhado, cujos custos não foram ainda revelados.

"A colocação de uma nova cobertura está prevista para breve, através de financiamentos europeus aos quais a FMB irá concorrer", segundo uma nota divulgada hoje por esta entidade.

O Convento de Santa Cruz do Buçaco, que compreende a igreja do mesmo nome, foi fundado em 1628, quando o bispo de Coimbra João Manuel "doou aos Carmelitas a Mata do Buçaco para a construção do convento e retiro dos religiosos" dessa ordem.

No século XX, o Convento sofreu intervenções por parte da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), como a colocação de novas coberturas no claustro e na igreja, nos anos 40 e 80, respetivamente.

Após "um exaustivo trabalho de identificação das patologias" da cobertura do claustro, a FMB concluiu que "a limpeza da cobertura era urgente, alocando técnicos com experiência para desenvolver este trabalho", com apoio logístico e cedência de materiais de construção pela Câmara da Mealhada.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Já é possível viajar do Porto até ao aeroporto de Lisboa com a FlixBus

A partir de agora, é possível viajar com a FlixBus para os três principais aeroportos do país. Além do Porto e Faro, o aeroporto de Lisboa agora faz parte da extensa rede nacional e internacional da FlixBus em Portugal, com uma conexão direta ao internacional de Madrid-Barajas. A companhia de transporte anunciou esta novidade esta quarta-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".